São Paulo, segunda-feira, 31 de dezembro de 2001

Próximo Texto | Índice

ASTROLOGIA - BARBARA ABRAMO

Marte em Peixes dá passagem ao ano novo, inspirando e desafiando todos os seres viventes. Lua minguante: 6/1, à 1h54, em Libra

ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
O ano vira hoje, deixando para trás o bom e o ruim. Na passagem, a Lua e seu regente, Marte, facilitam o casamento entre iniciativa e sensibilidade. Tudo fica urgente, e a nitidez do verão prende a sua alma entre a sugestão e a realidade. Sem sair da sua trilha, você entra o ano com o pé direito.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
Cabe hoje um ritualzinho básico de passagem. Não que todo dia não seja dia de prestar atenção ao pequeno e ao grande fazer. Você acontece fácil e brilha mais; o principal ainda é construir a vida a cada segundo. O tempo passou correndo e continuará assim até amanhã. Há um mistério aí.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Seu regente, Mercúrio, transita Capricórnio, sinal de que, na hora ritualística dos fogos e comemorações, seu passo terá de ser ao ritmo do andar alheio. Você escolhe com quem e sorri, porque é natural a você destacar os pontos fortes de seu irmão de estrada. A curiosidade inaugura o ano de 2002.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Você, regido(a) pela Lua, que muda tanto de forma e tamanho, deve tomar essa metáfora como a pauta deste dia último, que tanto parece com outros que se foram e que ainda virão. Cores diversas, paisagens alheias, vozes diferentes, mas é tudo o mesmo. Olhe e sinta: o ciclo retorna ao início.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Nesta passagem de ano, olhe para a frente sem desdita ou lamentação inútil. Chore, porque "dentro do peito mora um coração desafinado", como diz a canção. Que coração de leão aguenta ver tanta dor e beleza juntas? Com a ajuda da Lua, inicie o ano com coragem. A de insistir, recomeçando.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
Se hoje parece um dia comum, e você, cansado(a) de novidade e festas, se refugia no silêncio, é assim mesmo que entenderá a desdita que não deixa sua cabeça clarear. Você leva o passado na bagagem desta virada de ano. Com a ajuda desse passado, brinde com amigos; a Lua te protegerá.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
Saia do óbvio e aproveite as horas finais de 2001 para repensar padrões, maneiras de ser e aparecer. Sua imaginação tem enorme poder hoje. O que muda lá fora pode ajudar nessa empreitada. No Réveillon, a Lua em Leão traz amigos que te estimulam, encorajam e aquecem até desabrochar.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Você é feito(a) de mudança, a qual tem o poder de virar sua vida pelo avesso incontáveis vezes. Não sem dor, não sem ódio ou amor. Como tudo que muda, hoje muda o calendário de suas esperanças e por que não também de seus temores? Por decreto, por norma. De verdade, é tudo só festa.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Já que você não pára mesmo, use a força do mestre dos artifícios, Mercúrio, que movimenta a esfera de seus valores; rodamoinho de idéias, fagulhas coloridas e brilhantes como os fogos dessas festas. Não perca nenhuma dessas revelações pessoais, anotando tudo e comemorando o rito de passagem.

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Enfim, acabou. Ao menos por algumas horas. A vida acontece rápido na primeira parte deste 31; de noite é diferente, porque tudo é um quase. Esse quase que te amedronta e inspira, e pelo qual você deixa deslizar uma esperançazinha tão importante. Mentira? Vale o escrito na folhinha.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
No céu, ninguém sabe que é final de ano, a não ser Marte, que transita Peixes, fechando este ano regido por ele mesmo. Para você, é dia de estar com amigos -o do peito de preferência, aquele que aguentou tudo e para quem você dirige o olhar. Hoje é a imagem a que você aspira em 2002.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
Que a hora da passagem seja incerta, reveladora ou comum não te importa. Mais vale o olhar, que segue o amor sentido, já íntimo. E vale também um pouco de cuidado à noite, no alimentar a alma e o corpo. Na hora H você não tem relógio, mas sabe que é hora. Fé é a sua palavra.



Próximo Texto: Filmes e TV Paga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.