São Paulo, segunda-feira, 31 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Revista escolhe Vik Muniz e Alair Gomes entre melhores do ano

"Artforum" indica brasileiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem "Brasil, Body & Soul", no Guggenheim de Nova York, nem Carmem Miranda, na Bienal de Veneza, algumas das mostras brasileiras mais ambiciosas realizadas durante o ano. O time de críticos da revista norte-americana "Artforum" elencou apenas os brasileiros Vik Muniz e Alair Gomes na lista das melhores exposições de 2001.
Como faz regularmente nas edições de dezembro, a "Artforum" publicou um balanço do que melhor aconteceu no ano. Dez críticos dos EUA e da Europa apontaram, cada um, os dez eventos mais importantes em artes plásticas no período. Bruce Hainley, editor da revista, escolheu a mostra do fotógrafo Alair Gomes (1921-92), na Fundação Cartier, em Paris, na terceira posição de seu ranking.
Feita com 400 imagens de Gomes a partir do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a mostra foi considerada por Hainley como "masculinidade realizada como obsessão vernácula". Em 2002, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro deve apresentar a exposição.
Já Katy Siegel, também editora da "Artforum", escolheu a instalação "Clouds" (Nuvens), de Vik Muniz, em sexto lugar no seu ranking, sem poupar elogios à obra, desenhos de nuvens nos céus de Manhattan (Nova York), feitos em março passado. "Este projeto (...) foi a melhor das obras públicas que eu já vi. Espirituoso, belo, acessível -e, acima de tudo, resultado de uma pulverização de Muniz-, criou nuvens que desapareciam após terem sido oferecidas", escreveu Siegel.
O ano foi generoso para Muniz. Só em São Paulo, o artista realizou três mostras, a melhor delas a retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Junto com Ernesto Neto, outro destaque em 2001, ele representou o Brasil na Bienal de Veneza.
A "Artforum" também publicou listas dos melhores livros e shows de 2001. Caetano Veloso figurou em 9º lugar na lista de Rachel Greene, com o show do álbum "Omaggio a Federico e Giuletta". Ben Ratliff, crítico do "The New York Times", selecionou dois shows realizados no Brasil: Carlinhos Brown e Timbalada, no mês de fevereiro, em Salvador, e Nação Zumbi, no Abril Pro Rock, em Recife. (FABIO CYPRIANO)



Texto Anterior: Réveillon no ar: DJs Andy e Marky fazem especial eletrônico na virada
Próximo Texto: Barbara Gancia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.