São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falou, 2006!

"Elite branca", "desligar o transponder", "quadrado mágico", "fazer a Cicarelli"... O ano acaba e deixa como herança expressões na política, economia, cultura e esporte

DA REPORTAGEM LOCAL

"Nunca antes neste país" se ouviu falar tanto em "desligar o transponder" e "destravar o Brasil". O ano termina recheado de expressões e palavras criadas, reveladas ou recicladas no calor dos acontecimentos, mas que, em muitos casos, parecem ter vindo para ficar.
É o caso -quase imbatível- de "elite branca", achado do governador Cláudio Lembo (PFL-SP). A expressão, que sintetiza um aspecto do conflito social no Brasil, surpreendeu por partir de um pefelista do qual se imaginava uma versão light do Picolé de Chuchu.
Algo, afinal, tinha que crescer -ainda que fosse o léxico-, em um ano de novas perdas para a classe média (veja verbete "Isso não te pertence mais") e de crescimento medíocre do PIB (veja "destravar o Brasil").
Outras expressões resumem momentos importantes do ano, mesmo aqueles que seriam melhor esquecer. Encaixam-se aí o "quadrado mágico", da seleção, e "desligar o transponder", que na sua acepção estrita contribuiu para o pior desastre aéreo da história do país.
Essa última é forte candidata a ressurgir no Carnaval de 2007, como sinônimo de "grande lambança" ou "enfiar o pé na jaca". Bebeu todas, saiu destrambelhado atrás do primeiro bloco e cortou as comunicações pelo celular com a patroa? "Desligou o transponder."
Foi pego em flagrante delito contra as sensibilidades mais puritanas em seguida? Dependendo do cenário, podem acusá-lo de "fazer a Cicarelli".
Seja como for, em 2007, "destrave" e dê um "choque de gestão" em sua vida -já que na economia e na política é difícil esperar que essas expressões venham a se tornar realidade. (RAFAEL CARIELLO)


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Expressões e palavras que entraram no vocabulário do brasileiro em 2006
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.