Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

"O Danúbio Azul", de Strauss, é a trilha do volume de domingo

Coleção Folha chega ao 11º livro-CD com o compositor austríaco

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Da Rússia para a Áustria, de Piotr Tchaikovsky a Johann Strauss 2º, mas ainda dentro do romantismo do século 19. Esse é o trajeto dos personagens Dó e Mi, da Coleção Folha Música Clássica para Crianças, em uma semana.

Chega às bancas neste domingo o volume dez, dedicado a Tchaikovsky e, no próximo domingo, dia 21, o volume 11, com o compositor austríaco Johann Strauss 2º.

Strauss nasceu em Viena, na Áustria, em 1825. Seu pai, Johann Strauss 1º --que tem composições incluídas no disco da Coleção--, também era músico.

A arte, aliás, corria solta pela família: outros dois irmãos de Strauss II também viraram compositores, Josef e Eduard. Deste último, o CD da Coleção traz até uma polca.

Polcas, óperas, balés, marchas e quadrilhas estão entre as cerca de 500 composições de Strauss, mas ele ficou mesmo conhecido como o "Rei da Valsa". O CD traz trechos de algumas delas, como a "Valsa do Imperador", "Contos dos Bosques de Viena" e a mais famosa delas.

Trata-se, claro, de "O Danúbio Azul", que angariou fãs tanto entre os fãs da música clássica quanto entre os compositores.

O alemão Richard Wagner --tema do volume 13 -- considerava-a a melhor música clássica de todos os tempos.

Tal como Tchaikovsky, o sucesso de Strauss também cruzou o oceano.

Em 1872, ele foi convidado a reger uma orquestra nos Estados Unidos com mais de mil músicos e 20 cantores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página