Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

CALA A BOCA, DANNY GLOVER

Danny Glover, 66, astro de "Máquina Mortífera" e "Ensaio sobre a Cegueira", está "in love" com o Brasil, onde esteve na semana passada a convite da United Auto Workers (UAW), entidade sindical em campanha contra a montadora Nissan.

O astro foi homenageado com um jantar, no sábado, em SP, oferecido pelos empresários Wilson e Tatiana Quintela, com políticos e sindicalistas.

O ator elogiou o menu: farofa de banana-da-terra e robalo ao molho de capim-santo. E declarou seu amor à brasileira Eliane Cavalleiro, 46. Eles se conheceram no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, há dez anos. Casaram-se em 2009.

-

Folha - Como começou?
Danny Glover - Fui convidado pelo Geledés [Instituto da Mulher Negra] para uma palestra. Eliane era a coordenadora. Fomos nos conhecendo e percebi: ela é meu futuro. Meu pai tomou uma grande decisão ao se casar com minha mãe. Fiz o mesmo ao me casar com Eliane. Tenho uma mulher admirável. Ainda estamos em lua de mel. Estou feliz.

O que conhece no Brasil?
Nós vivemos em São Francisco. Temos dois garotos maravilhosos [filhos do primeiro casamento de Eliane, de 23 e 18 anos], que estão na universidade. Então, não passamos tanto tempo no Brasil. Mas estivemos em Recife, Salvador, Rio. Achei Jericoacoara (CE) muito romântico. Há muitos outros lugares que quero visitar. Brinco com Eliane: vou para a Amazônia e fico te esperando lá.

Como se engajou na luta dos sindicalistas da UAW?
Apoio a causa há muitos anos. Todos os trabalhadores têm direito a sindicalização e isso não ocorre na fábrica [da Nissan] no Mississipi, nos Estados Unidos.

Como viu a eleição de Lula à Presidência, em 2002?
Estive com ele em 2005. Lula tem uma história linda e forte, como operário e na luta sindical. Gosto também da Dilma [Rousseff]. Vejo progressos no país.

-

Eliane, que pesquisa racismo na Universidade de San Francisco, nos EUA, também falou à coluna.

Folha - Danny já aprendeu a falar português?
Eliane Cavalleiro - Sabe os cumprimentos e me elogiar: "bonita", "esposa". E entende a expressão "Cala a boca" [risos]. Quando fala da gente, ele não para! Outro dia, contou que é apaixonado e ficou falando por 20 minutos. Digo as palavras mágicas, e ele se cala.

E a vida em Hollywood?
Tem o glamour, os festivais, o tapete vermelho. Muitas fotos. Ser interpelado logo no café da manhã. Mas o Danny gosta de cozinhar, vai ao supermercado. Se dá muito bem com os meus filhos. Ele sabia que sou um pacote família.

Você também é ativista?
Busco entender como crianças negras podem construir uma identidade positiva. Infelizmente, na prática, ainda se percebe entre elas a discriminação pautada na cor da pele.

Que paralelo faz de racismo no Brasil e nos EUA?
Eles são capacitados para a discussão, e não só na academia. Até os mais simples têm reação automática quando discriminados.

-

ACELERA, CUNHA

A renegociação das dívidas de Estados e municípios com a União deve enfim ganhar velocidade na Câmara dos Deputados. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), relator da matéria, pedirá hoje regime de urgência para o projeto.

POVO UNIDO
Cunha tem sido pressionado de forma intensa por governadores e prefeitos. Só na semana passada, ele foi procurado pelos prefeitos Fernando Haddad, de SP, e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro. Conversou também com os governadores Sérgio Cabral, do Rio, Beto Richa, do Paraná, Eduardo Campos, de Pernambuco, Antonio Anastasia, de Minas, e Geraldo Alckmin, de SP.

PIRES
De acordo com ele, se antes a maioria dos governantes queria que fosse adotado um índice para a dívida que significaria abatimento de até 40% nos passivos, o clima mudou. Alguns já aceitariam "qualquer coisa" --até mesmo abatimento de 10%. Desde que a renegociação ocorra o mais breve possível.

CORDA NO PESCOÇO
Muito dependentes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), as prefeituras das cidades brasileiras com menos de 20 mil habitantes fecharam 2012 com um aumento de 7,8% nas despesas, enquanto a receita com os repasses subiu apenas 3,1%. Os dados são de relatório inédito do Instituto Áquila, de Minas Gerais.

CORDA 2
Esses 3.452 municípios (70% dos existentes no país) têm 45,5% do orçamento, em média, atrelados ao FPM. Para a consultoria de gestão, o cenário é de "estrangulamento" das contas e ameaça à capacidade de investimento das cidades.

A DILMA ACORDOU
Um dos diagnósticos, no PT, para a acentuada queda de Dilma Rousseff --maior que a média dos outros governantes --é o de que o governo está há meses ausente dos grandes debates nacionais. Em suas aparições na mídia, a presidente só falaria platitudes, gastando o verbo para revelar suas aptidões na culinária, sua paixão por novelas e seu lado "avó".

IMAGEM
E a ministra Helena Chagas, da Comunicação Social, é aguardada hoje em audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara. Vai falar sobre comunicação pública.

MEIO DESLIGADO
Marina Silva revelou à coluna que o ritmo de adesões à Rede (que já tem 654 mil assinaturas, segundo ela) diminuiu desde que os protestos começaram. "O foco das pessoas está em outro lugar", diz a ex-senadora.

LARGADA
Publicado no YouTube há uma semana, o clipe de "Te Esperando", novo lançamento de Luan Santana, teve 1,4 milhão de visualizações em 48 horas. Michel Teló levou um mês para chegar a 3 milhões de visualização do videoclipe de "Maria".

-

CASA JUDAICA

O livro e o documentário "200 anos de Imigração Judaica do Mediterrâneo", de Márcio Pitliuk, foram lançados na Instituição Beneficente Israelita Ten Yad, no Bom Retiro. Uma exposição de fotos também foi aberta. O rabino David Weitman, o fotógrafo Ilan Ejzykowicz, que fez as imagens da publicação, e a empresária Patricia Hamoui foram ao evento.

-

CURTO-CIRCUITO

O MIMO, festival de música, confirmou show do alemão Stephan Micus, no dia 23/8, em Parati (RJ).

A Caixa Cultural, na Sé, abre hoje mostra sobre o artista uruguaio Walter Tournier. Grátis.

O bispo Robson Rodovalho lança amanhã "Ciência e Fé - O Reencontro pela Física Quântica", às 18h, na livraria Saraiva do shopping Morumbi.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página