Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Osesp executa composições de Gilberto Mendes

Sob regência de Alondra de la Parra, orquestra homenageia músico santista de 89 anos

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Gilberto Mendes completa 90 anos em outubro do ano que vem, mas a comemoração já começou. Hoje, às 11h, com entrada franca, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), sob regência da mexicana Alondra de la Parra, 31, toca as obras do compositor que gravou nesta semana, e que formam disco a ser lançado em 2012.

"Sou o primeiro cara vivo que eles gravam, e também estão editando tudo direitinho. Isso é fruto de um grande trabalho feito por John Neschling", afirma Mendes, referindo-se ao regente que dirigiu a Osesp até 2008.

Criador, em 1962, do Festival Música Nova, o compositor santista foi um dos grandes divulgadores, no Brasil, das técnicas europeias de vanguarda da década de 1960. Mais recentemente, sua obra dialoga com o minimalismo norte-americano.

No disco, a estética anterior está representada por "Partitura: Um Quadro de Gastão Z. Frazão" (1985), enquanto a linguagem atual se faz ouvir na "Abertura Issa" (1995), por exemplo.

Complementa o CD uma das mais executadas obras do compositor: "Motet in Ré Menor- Beba Coca Cola" (1967), uma espécie de "antijingle" do refrigerante, sobre versos de Décio Pignatari.

Para o ano que vem, Mendes anuncia a volta do Festival Música Nova, que não foi realizado em 2011, e agora deve ocorrer em Ribeirão Preto.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.