Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Drama

Interpretações exageradas prejudicam 'Álbum de Família'

SÉRGIO ALPENDRE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o passar dos anos, a Academia de Hollywood criou uma maldição chamada "clipe do Oscar". Em todas as cerimônias, desde meados dos anos 1980, surgem clipes que comprovam a qualidade de interpretação dos indicados a melhor ator ou atriz.

Tal maldição recai sobre "Álbum de Família", segundo longa para cinema do diretor John Wells (o primeiro, "A Grande Virada", tem alguns tímidos defensores).

Meryl Streep, espécie de concorrente automática a Oscar de atriz, e Julia Roberts, que adoraria ocupar tal posição, duelam o tempo todo para ver quem faz a interpretação mais talhada para o clipe do Oscar. Não precisaria dizer que é o espectador que perde com a disputa, certo? Já é um clichê da crítica.

O filme foi escrito por Tracy Letts, roteirista de "Killer Joe" (2011), bomba travestida de subversão pelo outrora bom diretor William Friedkin.

Letts carrega nas tintas ao explorar a lavagem de roupa suja entre parentes, na linha do dinamarquês "Festa de Família" (1998), longa de Thomas Vinterberg que inaugurou o movimento Dogma.

Meryl Streep é a matriarca que recebe familiares para o funeral do marido que acaba de se suicidar. Mesmo sob o risco de ficar sozinha, ela não poupa julgamentos a todos os familiares, provocando forte tensão na casa.

Alguns podres são revelados, como é praxe nesse tipo de filme alcoviteiro, e os atores terão sua oportunidade de brilhar, no estágio duvidoso da superinterpretação.

Algo que, dada a sutileza paquidérmica da direção, faria Marlon Brando (outro que por vezes exagerava) corar de vergonha no além.

O primo europeu "Festa de Família" já não é grande coisa; um filme que só impressiona os impressionáveis. Mas é pura fineza se comparado a "Álbum de Família".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página