Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha apresenta o arquiteto David Chipperfield

Inglês tem prêmio do Real Instituto de Arquitetos Britânicos

DE SÃO PAULO

A arquitetura moderna do britânico David Chipperfield, 58, é tema do volume 17 da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas no domingo, dia 25.

Chipperfield tem um modo particular de desenhar suas plantas que determina a forma final do edifício. Em sua prancheta, prédios vão sendo esboçados a partir de uma composição de labirintos.

As obras dele têm duas características singulares: a abertura de grandes fendas visuais que se voltam ao mundo exterior em edifícios cúbicos e a variedade das soluções inventivas de planta.

As fendas estão presentes na casa de Corrubedo (1996-2002). No térreo, uma sequência de portas e janelas abertas em uma varanda cria a possibilidade de um caminho direto de acesso ao mar. A obra rendeu ao arquiteto o prêmio Riba (Real Instituto de Arquitetos Britânicos).

Outro destaque de seu portfólio é o Museu da Literatura Moderna, em Marbach, na Alemanha (2002-2006) -que abriga material relativo a obras literárias do século 20, como os manuscritos originais de "O Processo", de Franz Kafka (1883-1924).

O prédio tem vistas panorâmicas da paisagem circundante. Por conta da inclinação do local, os terraços têm traços distintos. No topo da colina, uma entrada mais reservada contempla o Museu Nacional Schiller, o parque e a praça à sua frente; já espaços abertos e imponentes distribuídos por vários pavimentos se voltam para o vale localizado aos pés do museu.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.