Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Headphones gigantes são a onda do momento

Um dos gadgets mais cobiçados do momento não foi desenhado pela Apple. Ao contrário, é uma reação a ela. Falo da onda dos fones de ouvido gigantes, que reproduzem toda a pulsação do baixo.

Depois de anos usando os fones brancos da Apple (que quase apagam o grave das músicas), muita gente cansou e passou a querer um fone mais robusto.

A onda é tão forte que surgiram fones de grife, assinados por gente como Dr. Dre, 50 Cent, Lady Gaga, Snoop Dog e até Metallica, todos com "extra-bass" (extra-grave). É só andar nas ruas e reparar: os fones brancos estão ficando fora de moda. Legal agora é ter um fone poderoso, que bloqueia o som externo e cria um paraíso para os graves.

Parece mero fenômeno de consumo, mas a moda tem implicações culturais interessantes. O "grave" vem se tornando coluna vertebral de várias cenas musicais. Isso já acontecia antes, mas explodiu nos últimos anos (e meses).

O grave está agora em vários estilos: o dubstep e suas versões ultrapopulares nos EUA, como o "brostep"; o reggaeton e derivados, como o Moombahthon e Moombahcore; e no trabalho de gente como Flux Pavilion ou o gigantesco Skrillex, que estará no Brasil em 2012. Em tempos virtuais, é música para ser sentida com o corpo todo.

Foi possível ver o tamanho da popularidade dos graves em uma matéria publicada aqui na Folha no último dia 11, que citava a disputa entre moradores de Higienópolis e uma casa de festas barulhenta.

A dona da casa se justificava: "A evolução da música eletrônica, principalmente na tonalidade 'grave', foi tão rápida que a capacidade do nosso isolamento acústico ficou aparentemente afetada". Como dá para ver, o grave anda tão popular que já serve até de desculpa esfarrapada.

JÁ ERA depender apenas de um assistente de carne e osso

JÁ É contratar um assistente pessoal na Índia, com o Getfriday.com

JÁ VEM assistente virtual da Apple, Siri, tendo concorrentes como o Majel, do Google

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.