Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio cria cartão de desconto para atrair produtores estrangeiros

Rio Film Commission vai baratear aluguel de equipamento e serviços em restaurantes e hotéis

Inspirada em modelo americano, iniciativa deve começar a valer em solo carioca a partir de janeiro de 2012

PEDRO SOARES
DO RIO

Praias, montanhas, uma floresta tropical no meio da cidade, praças e monumentos inspirados na "Belle Époque" francesa, além de um vasto e razoavelmente preservado conjunto de construções coloniais portuguesas.

Esses atributos já conferem ao Rio uma vocação natural de cenário de filmes e comerciais. Mas, para atrair mais produções do exterior e de outras cidades brasileiras, a estatal Rio Film Commission criou um cartão de descontos para uso das equipes que filmarem no Estado.

O cartão proporcionará preços menores em bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos, além de descontos no aluguel de equipamentos de filmagem e serviços ligados à produção.

Segundo o órgão, a iniciativa foi inspirada no modelo de Nova York e começará a valer em janeiro.

"Vamos incentivar a vinda de mais produções, num momento em que a cidade já atrai atenção pela Copa e pela Olimpíada", diz Steve Solot, presidente da comissão.

Para obter o benefício, os produtores têm de se cadastrar no site do órgão (www.riofilmcommission.rj.gov.br). Empresas que quiserem dar descontos terão de fazer o mesmo.

Para Silvia Rabello, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, a ideia atrairá mais produções ao reduzir custos.

Solot diz que já está em contato com empresas que integram o cadastro de fornecedores da comissão para estimulá-las a conceder benefícios. "Mas cada uma define seu percentual de desconto."

A comissão ajuda ainda na escolha das locações e na negociação para liberação de filmagens em áreas públicas.

O órgão mantém edital de apoio anual de R$ 1 milhão, dividido em quatro cotas. São sempre selecionadas duas produções estrangeiras e duas de outros Estados.

Em 2010, o longa contemplado foi "Uma Noite no Rio", coprodução da EH Filmes (Rio) e Nuts Lloyd (EUA).

Para rodar no país, as estrangeiras têm de estabelecer coproduções locais ou contratar serviços daqui.

Em 2009, foram rodadas 88 produções estrangeiras no Rio. Em 2011, o número subiu para 92.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.