Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Volume 4 da Coleção Folha traz Bogart no papel de um grosseirão

O filme 'Uma Aventura na África' rendeu ao ator o Oscar de 1951

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Duas das maiores lendas do cinema, Humphrey Bogart e Katharine Hepburn, encontram-se em "Uma Aventura na África", filme da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema que vai às bancas no domingo.

O longa de 1951 une comédia e aventura para contar a história do amor improvável entre uma solteirona religiosa e um barqueiro no interior da África, logo que é deflagrada a Primeira Guerra Mundial.

Bogart (1899-1957), que ganhou o Oscar de melhor ator pelo papel, é o capitão do African Queen, um pequeno barco que navega por um rio do interior da África oriental levando de tudo: cartas, mantimentos, explosivos para mineração e muito gim.

Quando eclode a guerra, os alemães que colonizam a região destroem a vila onde a inglesa Rose (Hepburn) e seu irmão haviam construído uma igreja e faziam trabalho missionário.

Em meio ao caos, a solteirona encontra no barqueiro grosseirão sua única alternativa de sobrevivência. Mais que isso: juntos, resolvem descer as corredeiras do rio e afundar um navio alemão que paira soberano sobre as águas de um lago.

O longa é dirigido por John Huston, realizador que comandou Bogart em outros filmes, como "Relíquia Macabra" (1941), e "O Tesouro de Sierra Madre" (1948). Por este último, Huston recebeu os Oscar de melhor diretor e melhor roteiro adaptado.

À época, Bogart e Hepburn (1907-2003, volume 12 da Coleção) já eram estrelas de Hollywood consolidadas. O ator vinha de papéis de destaque em filmes policiais, além de ter protagonizado "Casablanca" (1942), apontado como um dos filmes mais importantes da história do cinema.

"[Esse papel] define um tipo de masculinidade até hoje admirada e imitada como arquétipo", escreve o crítico da Folha Cássio Starling Carlos, editor da coleção e um dos autores do livro que acompanha o DVD.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página