Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Clark Gable é sedutor irresistível em comédia da Coleção Folha

'Aconteceu Naquela Noite' chega às bancas neste domingo (22)

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Clark Gable é a estrela da semana. O ator está no elenco de "Aconteceu Naquela Noite", filme de 1934 que a Coleção Folha Grandes Astros do Cinema leva às bancas neste domingo (22).

Gable interpreta um homem sedutor e irresistível, papel que ficou eternamente associado a sua imagem por causa de filmes como este e ""¦E o Vento Levou", de 1939.

"Aconteceu..." mistura comédia, romance e "road movie". Gable é um jornalista que toma um ônibus no sul dos Estados Unidos rumo a Nova York. Coincidentemente, senta-se ao lado de Claudette Colbert (1903-1996), que interpreta uma milionária que está fugindo do pai, que não aprova o marido que ela escolheu.

A mulher em fuga é a grande notícia que Gable precisava. Ele passa a ajudá-la em troca do furo de reportagem. Da ajuda surge uma amizade e, claro, um amor.

A comédia maluca --gênero que fazia rir um país em crise econômica-- revela uma sintonia fina entre os dois protagonistas, que permitiu cenas ousadas para a época. Em uma, Gable aparece sem camisa; em outra, dá palmadas em Colbert.

Ousadia que rendeu premiações. O filme foi o primeiro a arrebatar todos os cinco prêmios do Oscar mais importantes: melhor filme, direção, ator, atriz e roteiro. Só "Um Estranho no Ninho" (1975) e "O Silêncio dos Inocentes" (1991) repetiram o feito.

O longa marcou também a ascensão do diretor Frank Capra, que ganhou outros dois prêmios do Oscar na mesma década, por "O Galante Mr. Deeds" (1936) e "Do Mundo Nada se Leva" (1938).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página