Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Musical "Xanadu" vira superprodução em versão brasileira

Miguel Falabella dirige Danielle Winits e Sidney Magal em adaptação de filme de sucesso dos anos 1980

Espetáculo que mistura patins, mitologia grega e disco music estreia amanhã no Rio e chega a São Paulo em março

LUIZA SOUTO
DO RIO

Em 1980, Olivia Newton-John e Gene Kelly, que brilharam em musicais hoje clássicos -ela em "Grease", ele em "Cantando na Chuva" e tantos outros-, protagonizaram o filme "Xanadu", dirigido por Robert Greenwald.

Agora, a obra chega aos palcos brasileiros, na versão dirigida por Miguel Falabella que estreia amanhã no Rio.

Antes disso, o filme -cuja trama misturava mitologia grega, disco music e patinação- fora adaptado com sucesso na Broadway, em 2007.

"A gente dá de dez a zero no deles", diz Sidney Magal à Folha, comparando a versão de Arthur Xexéo com a norte-americana.

Em seu quarto musical, Magal faz o papel que foi de Kelly no cinema. Ele é Danny Maguire e também Zeus, que incentiva o jovem pintor Sonny Malone (Thiago Fragoso) a abrir um negócio.

"Quando me lembram disso até acho graça. Ele faz altas coreografias e eu quase recusei porque não ia conseguir imitar", diz, sorrindo.

"Graças a Deus me livraram dos patins", completa o bem-humorado cantor.

Como ocorria no filme, os outros 13 atores que compõem o espetáculo cantam e dançam sobre rodinhas.

"Tomei infinitos tombos. Num ensaio derrubei todas as pessoas que estavam fazendo a coreografia. Eram uns dez atores e levei todo mundo pro chão", diz Fragoso.

Sonny é um artista fracassado e encontra em sua musa, Kira (Danielle Winits), inspiração para achar seu Xanadu, "o lugar aonde ninguém ousa ir", como diz uma das canções da peça.

Kira é também a musa Clio, enviada do Olimpo para dar uma forcinha ao artista.

"Ele é péssimo pintor. No momento em que ele pensa em se matar, encontra a Kira, e ela o ajuda a abrir uma 'roller disco'", conta Fragoso.

O espetáculo de Falabella não deve frustrar os que esperam uma superprodução: são mais de 15 cenários, uma centena de figurinos, pássaros robotizados, telões de fibra óptica e ainda um voo de Winits e Fragoso.

"O da Broadway é bem mais simples. Aqui a exigência está sendo bem maior", afirmou Winits, que, com este, chega ao oitavo musical.

XANADU
QUANDO estreia amanhã; qui. e sex., às 21h; sáb., às 19h e 21h30; dom., às 19h
ONDE teatro Oi Casa Grande (r. Afrânio de Melo Franco, 290; Rio; tel. 0/xx/21/2511-0800)
QUANTO de R$ 40 a R$ 150
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.