Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"É animador um trabalho silencioso", diz Oldman

Protagonista fala de como compôs espião que já teve vários intérpretes

Era vital não ter de competir com franquias como Bond ou Bourne, frisa ator, que volta a Batman ainda neste ano

Foto Divulgação
Gary Oldman como George Smiley, em "O Espião que Sabia Demais"
Gary Oldman como George Smiley, em "O Espião que Sabia Demais"

DE LOS ANGELES

Antes de viver Sirius Black na saga "Harry Potter" ou James Gordon em "Batman", o ator inglês Gary Oldman já foi Drácula, Beethoven e Sid

Vicious no cinema, em mais de três décadas de carreira.

Agora, no papel principal de "O Espião que Sabia Demais", ele deixa os blockbusters de lado para viver uma trama "calma e silenciosa".

Ele faz o espião George Smiley, chamado de volta ao trabalho após ser obrigado a se aposentar. Leia entrevista com o ator:

(FERNANDA EZABELLA)

-

Folha - Seu personagem ficou famoso na TV britânica com a atuação de Alec Guinness. Teve receio das comparações?

Gary Oldman - Foi aterrorizante. Ele foi o rosto de George Smiley por gerações, é parte do establishment britânico da espionagem. Cheguei a dizer não para o filme, mas no final resolvi abordar como um personagem clássico, aberto a reinterpretações, como Romeu ou Hamlet.

Como compara sua interpretação com a de outros atores?

James Mason o interpretou, Denholm Elliott e Anthony Hopkins também. Peguei do livro um pouco de sadismo que há em George. O Smiley de Guinness era mais gostável, mas o personagem pode ser bem cruel. Ele é como um camaleão, se mistura com os franceses, com as paredes, é um espião master clássico.

Como foi fazer um espião que depende da inteligência, e não de artefatos tecnológicos?

Era vital, e pedi isso ao diretor, não ter que competir com longas de James Bond ou Bourne. O filme pronto tem um ritmo que é o de quando observamos flocos de neve caindo; admiro isto. Hoje, tudo no cinema é rápido e barulhento. Acho animador ver um trabalho calmo e silencioso. É um filme para adultos, é preciso ouvir e se concentrar.

Pode adiantar alguma novidade de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"?

Christopher [Nolan] amarrou toda a trilogia, tudo está perfeito, mas não totalmente finalizado. Mas acho que ele não faria mais um. Talvez, quem sabe até um quinto? Ainda mais agora que não tem mais Harry Potter...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.