Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em quadrinhos, autor criou família menos ingênua

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O nome de batismo dos Addams pertence ao criador dos personagens que integram essa família de hábitos excêntricos, o cartunista Charles Samuel Addams (1912-1988).

Charles nasceu em Nova Jersey, no Estado de Nova York (EUA), e estudou arquitetura na Universidade de Pensilvânia.

Na adolescência, chegou a ser pego pela polícia invadindo casas antigas, que lhe inspiraram na criação da mansão dos Addams, vizinha a um cemitério.

O cartunista chegou a trabalhar no retoque de imagens de cadáveres para uma revista policial.

Seus personagens -Gomez, Morticia, Wednesday (Vandinha) e Pugsley (Feioso), o núcleo do clã- surgiram em 1938, ainda sem nome, em quadrinhos da revista "The New Yorker".

A série de desenhos foi publicada até o último ano de vida de Charles, que se notabilizou pelo humor negro e pelos personagens macabros.

Seja nos quadrinhos ou nas séries de TV, que consagraram os Addams como uma comédia fantástica, a prosperidade da família norte-americana era satirizada.

Ricos e de estilo de vida bem pouco convencional (jantares à luz de vela em cemitérios, brincadeiras entre crianças que mais parecem torturas e uma mão que caminha sozinha e funciona como espécie de bicho de estimação), os Addams nem desconfiam que sua rotina e aparência possam causar medo ou estranheza nos outros. (GF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.