Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

"E Depois", de Natsume Soseki, aborda impasses da modernização japonesa

ALCINO LEITE NETO
ARTICULISTA DA FOLHA

O Japão é um continente literário ainda pouco conhecido no Brasil. Obstáculos de ordem cultural e editorial limitaram por aqui as traduções da prosa e da poesia do país, que floresceram antes do século 8º e durante mais de mil anos conheceram vários períodos de esplendor.

Pouco a pouco, entretanto, algumas editoras vão superando essa lacuna brasileira -entre elas destaca-se a Estação Liberdade.

A editora tem se concentrado em autores do século 20, como Yasunari Kawabata (1899-1972), Nagai Kafu (1879-1959), Masuji Ibuse (1898-1993), Jun'ichiro Tanikazi (1886-1965) e o badalado Haruki Murakami.

Mas também traduziu clássicos do século 19, como Kakuzo Okakura (1862-1913), e um autor crucial para a fundação da literatura moderna no país, Natsume Soseki, de quem editou em 2008 "Eu Sou Um Gato" (1905) e agora publica "E Depois" (1909).

Soseki (1867-1916) é o rebento literário mais expressivo da Restauração Meji, período histórico que se iniciou em torno de 1868 e foi o início da modernização das estruturas políticas e administrativas do Japão e do seu esforço de aderir ao modelo de economia capitalista.

"E Depois" aborda as consequências dessas mudanças na vida da nova burguesia do país e de seus filhos, como Daisuke Nagai, o protagonista do livro.

Como os dândis em voga na Europa no início do século 20, ele passa o tempo cultivando a literatura, as artes e padecendo do "an'nyui" (tédio, do francês "ennui", como explica a tradutora Lica Hashimoto, numa das esclarecedoras notas).

O foco de Soseki são as aflições amorosas (a paixão por uma mulher casada), familiares (a recusa de um casamento arranjado), existenciais e psicológicas deste personagem, indeciso entre a tradição e a modernidade, os modos orientais e os ocidentais, a revolta e a indiferença.

Nos interstícios do drama de Daisuke, porém, o autor aponta para impasses ainda maiores -sinalizados por greves, escândalos de corrupção e "o crescente aumento da pobreza na cidade de Tóquio"-, que configuram "E Depois" como um sólido e afiado romance social.

E DEPOIS
AUTOR Natsume Soseki
EDITORA Estação Liberdade
TRADUÇÃO Lica Hashimoto
QUANTO R$ 49 (288 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.