Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Enrique Diaz prepara nova peça e reestreia "Ensaio.Hamlet"

Premiada em 2004, obra é clássico da trajetória da Cia. dos Atores

DE SÃO PAULO

Enrique Diaz estreia em março, no Rio, "A Primeira Vista", seu segundo espetáculo de autoria do canadense Daniel MacIvor -o primeiro foi "In on It", sucesso da temporada teatral de 2010.

Antes de apresentar este novo trabalho -um jogo de memórias interpretado por sua mulher, a atriz Mariana Lima, e Drica Moraes-, ele reestreia "Ensaio.Hamlet" nesta terça, em São Paulo.

Segundo o ator, diretor e fundador da Cia. dos Atores, "Ensaio.Hamlet" e "A Primeira Vista" representam dois extremos de um ciclo. "Estou numa fase esquisita, de reequilíbrio. Não sei o que significa, apenas quero parar um pouco. Não estou com vontade de conquistar o mundo neste momento", diz.

Diaz, 44, sinaliza o desejo de se alimentar de outras artes, sobretudo do cinema.

"Quero escrever um roteiro e dirigir um longa", conta ele, que recentemente filmou "O Deus no Arroz Doce", um curta documental feito por meio de colagens de imagens de diferentes épocas de sua família.

Além de um clássico da Cia. dos Atores, "Ensaio.Hamlet" é um marco na trajetória de Enrique Diaz. A peça, que conquistou os prêmios de melhor espetáculo no APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e direção no Shell, em 2004, sintetiza a técnica de improvisação Viewpoints aplicada pelo artista em suas encenações. Nelas, atores tornam-se autores, criando a partir de vivências e questionamentos pessoais.

"Ensaio.Hamlet" transforma o teatro num jogo no qual "Hamlet", a obra máxima de Shakespeare (1564-1616), pulsa em tempo presente.

O espetáculo reluz em meio a diversas releituras da obra de Shakespeare em cartaz na cidade na programação do projeto Experimento Shakespeare. Surge aos fragmentos, como num quebra-cabeça. Nunca se completa. Na verdade, se transforma com a interferência dos atores, que se apropriam de trechos do original e lhes dão novos significados.

A metalinguagem se impõe como meio para que, a partir de "Hamlet", os intérpretes investiguem a arte teatral, a fronteira entre ficção e realidade e a própria vida.

Desde "Ensaio.Hamlet", Diaz radicaliza progressivamente sua pesquisa em busca de um teatro que nasce da desconstrução e é criado coletivamente e parece ser apresentado no momento exato da criação.

Em "A Gaivota - Tema para um Conto Curto" (2007), consolida os procedimentos de "Ensaio.Hamlet". Em "In on It", a linguagem continua sendo a da permanente reconstrução.

O esfacelamento da narrativa se verticaliza em "Otro" (2010). Criado por atores, performers e bailarinos da Cia. Coletivo Improviso, o espetáculo aproxima-se da abstração, misturando narrativas entrecortadas e diversas linguagens artísticas, como dança, vídeo e música. (GM)

ENSAIO.HAMLET
QUANDO ter. e qua., às 21h, de 14/2 a 29/2
ONDE Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1000; tel. 0/xx/11/2076.9700)
QUANTO de R$ 8 a R$ 12
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.