Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aïnouz começa a rodar 'filme de macho'

Após produções com temas femininos, diretor abordará estereótipos masculinos, como a paixão por máquinas

Com locações em Berlim e Fortaleza, 'Praia do Futuro' terá Wagner Moura no elenco; grava-ções começam no dia 27

FABIO CYPRIANO
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Depois de produções com temáticas femininas, como o longa "O Céu de Suely" (2006) e a série de televisão "Alice" (2008), o diretor brasileiro Karim Aïnouz começa a filmar no dia 27 "Praia do Futuro", que trata de estereótipos masculinos, como a paixão por máquinas e velocidade.

"Vai ser filme de macho", disse o diretor cearense à Folha, em tom de brincadeira.

A entrevista foi feita em um restaurante no alternativo Kreuzberg, bairro turco de Berlim, primeira locação do filme. Fortaleza, onde Aïnouz nasceu, será a outra.

Dez anos depois de lançar o premiado "Madame Satã" (2002), Aïnouz dirige pela primeira vez no exterior.

"Eu cheguei a ter alguns convites, mas não achava que estava preparado nem queria fazer por fazer. 'Praia do Futuro' é um filme afetivo, rodado em lugares em que vivi ou vivo, então acho que agora faz sentido", contou.

Aïnouz morou em Berlim em 2004 e, desde 2008, ele divide seu tempo entre São Paulo e a capital alemã.

O filme, com roteiro de Felipe Bragança e do próprio

Aïnouz, se passa em dois momentos. O primeiro se situa em 2004, quando o salva-vidas cearense Donato (Wagner Moura) resgata o turista alemão Konrad (Clemens Schick), na praia do Futuro, em Fortaleza. Em seguida, ambos vão para Berlim.

O outro se passa em 2012, quando o irmão de Donato, Ayrton (Jesuita Barbosa), um entusiasta das motocicletas, sai em busca do irmão.

BRIC

Diferentemente da situação de "Terra Estrangeira" (1996), longa de Walter Salles e

Daniela Thomas, quando imigrantes brasileiros viviam, em geral, como subempregados, "Praia do Futuro" deve refletir o novo momento do país.

"Estamos em 2012, diante da força do Bric [bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia e China], e o Donato vai ser um brasileiro que fala alemão e tem um bom emprego", explica o diretor.

Os principais personagens do filme são baseados em heróis de quadrinhos e séries de TV. O salva-vidas foi inspirado no Aquaman, e o irmão, no piloto Speed Racer.

"Eu quero fazer um filme de ação e aventura, bagunçar um pouco a ideia de filme de autor [de produções mais intelectualizadas e com total autonomia do diretor]. Pode até ser abusado dizer, mas quero algo tipo James Bond."

Orçado em cerca de R$ 6,3 milhões, "Praia do Futuro" será uma coprodução Brasil-Alemanha com cinco semanas de filmagens em Berlim e outras duas em Fortaleza.

Em seguida, ainda no primeiro semestre, ele organiza o lançamento de "O Abismo Prateado" no Brasil. O filme, que liga o Ceará à Alemanha, deve ser lançado em 2013.

O jornalista FABIO CYPRIANO se hospeda a convite do Festival de Berlim

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.