Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Filho de Dalva e Herivelto, Pery Ribeiro morre aos 74

DO RIO

Filho da cantora Dalva de Oliveira (1917-1972) e do compositor Herivelto Martins (1912-1992), o cantor e compositor Peri Martins de Oliveira -o Pery Ribeiro- morreu no final da manhã de ontem, aos 74 anos, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte do Rio.

Segundo a unidade, o músico sofreu um infarto agudo do miocárdio e não resistiu.

Pery Ribeiro estava internado no hospital havia pelo menos uma semana.

Médicos afirmam que ele tinha suspeita de endocardite -uma infecção na membrana da válvula cardíaca ou do endocárdio.

Pery teve o nome artístico sugerido pelo apresentador César de Alencar nos anos 1950. Sua primeira atuação profissional foi aos três anos, dublando o anão Dengoso no filme "Branca de Neve e os Sete Anões", dos estúdios Disney. Sua mãe fazia a voz de Branca de Neve.

Aos cinco, participou de "It's All True", filme inacabado de Orson Welles rodado no Brasil em 1942.

Após alguns discos de 78 rotações, lançou o primeiro de seus mais de 20 álbuns, "Pery Ribeiro e Seu Mundo de Canções Românticas", em 1962.

Foi o primeiro artista a gravar "Garota de Ipanema", em 1963. Seus trabalhos mais importantes foram feitos na gravadora Odeon entre 1962 e 1976 e focavam principalmente no repertório de compositores da bossa nova, como Tom Jobim e Vinicius, Roberto Menescal e Baden Powell.

"Cores da Minha Bossa" (2006) é seu último CD. Nesse ano, publicou "Minhas Duas Estrelas", que serviu de referência à minissérie "Dalva e Herivelto", da Rede Globo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.