Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maestro do Teatro São Pedro pede demissão

Escolha de repertório foi o motivo da decisão

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A temporada do Teatro São Pedro mal começou e já houve troca na chefia da orquestra. O maestro Roberto Duarte pediu demissão do cargo de diretor artístico, que ocupava desde a criação da orquestra, em 2010.

O grupo fez o primeiro concerto de 2012 no último final de semana, acompanhando a mezzo-soprano espanhola Nancy Fabíola Herrera, sob a batuta de Emiliano Patarra -que continua como regente.

No final do ano passado, a Secretaria Estadual da Cultura trocou o controle do teatro. O Instituto Pensarte substituiu a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte). O conselho artístico também foi reformulado.

Fontes do novo conselho disseram à Folha que a temporada inicialmente pensada foi modificada. Originalmente, o São Pedro faria seis montagens com um orçamento de R$ 1,5 milhão. Havia ainda R$ 500 mil para 12 concertos da orquestra, com cantores e solistas instrumentais.

Agora, com a mesma verba, decidiu-se fazer apenas duas produções: "Le Nozze di Figaro", de Mozart, em maio, e "L'Elisir d'Amore", de Donizetti, em agosto.

Para Duarte, "na prática, o que se configurou foi a remoção de quaisquer poderes de decisão, quanto ao repertório, daqueles que são os reais profissionais da área, isto é, o diretor artístico e o regente titular da orquestra".

Considerando as atitudes do conselho "desrespeitosas e não dignas ", o maestro preferiu entregar o cargo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.