Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica livro

Shaun Tan radiografa em contos a alienação da vida nos subúrbios

Autor australiano cria fábulas sobre os aspectos mais estranhos da existência citadina vistos pela ótica de jovens

JOCA REINERS TERRON
ESPECIAL PARA A FOLHA

Shaun Tan, escritor e ilustrador nascido em 1977 na Austrália, tornou-se conhecido com "A Chegada" (SM, 2011), "graphic novel" sem texto que explora o estranhamento do exílio.

Em "Contos de Lugares Distantes", surge outro tipo de alienação, a vida nos subúrbios, por meio de contos tradicionais que se apoiam na excelência das ilustrações, mas sem o frescor inventivo da narrativa em imagens.

A existência citadina em seus aspectos mais estranhos fornece o tema de fábulas nas quais a moral é subjacente, emergindo sob forma de melancolia.

Ainda como o antepassado de "A Chegada", que imigrava em busca de vida melhor, os personagens desses contos parecem ter esquecido de onde vieram.

Elementos da periferia das grandes cidades compõem a paisagem: estradas e o emaranhado das ferrovias; túneis e outdoors e trevos e nenhuma placa que indique "saída". E então, a súbita eclosão do absurdo.

Em "Ressaca", um dugongo (o primo australiano do peixe-boi) surge de hora para outra no gramado do jovem casal briguento da vizinhança. Nas histórias de Tan, mais estranhos do que qualquer grande animal aquático são os vizinhos, entreouvidos por meio de seu ranger de dentes no meio da noite.

Quase sempre sob a ótica de crianças e adolescentes, privilegiados observadores da magia do mundo, os contos de Tan promovem improváveis encontros entre John Cheever, o bardo da vida suburbana, e Neil Gaiman, o Franz Kafka infanto-juvenil.

JOCA REINERS TERRON é autor de "Do Fundo do Poço se vê a Lua" (Companhia das Letras)

CONTOS DE LUGARES DISTANTES
EDITORA Cosac Naify
AUTOR Shaun Tan
TRADUÇÃO Érico Assis
QUANTO R$ 45
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.