Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Fantasia

Filme traz visão tão americana do conto que cita até bullying

FRANCESCA ANGIOLILLO
EDITORA-ADJUNTA DA “ILUSTRADA”

"Espelho, Espelho Meu" é um filme difícil de definir.

Recebeu classificação livre, mas nem por isso é para criancinhas, embora possa agradar a uma audiência mais crescida, que já curta filmes frenéticos como "Piratas do Caribe". Como para chegar a crianças de qualquer idade, porém, há que agradar antes aos pais, "Espelho, Espelho Meu" tem suas doses de ironia, de humor ambíguo e referências, de forma a evitar que os maiores se aborreçam no cinema.

Não é, de fato, um filme aborrecido e monótono -antes, tem tons até demais.

Em termos genéricos, é possível dizer que "Espelho, Espelho Meu" se quer paródia, pois pretende reler, em chave satírica, as linhas gerais do conto -a saber, os conflitos do envelhecimento, em especial o declínio físico.

O que alcança, no entanto, é ser um pastiche -a justaposição (no caso, a sucessão acelerada) de citações e gêneros, resultando num todo fragmentado.

Assim, sucedem-se na tela pedaços de filme de animação, fantasia, romance, drama, comédia e ação.

As alusões textuais vão dos próprios Grimm -lembrados no nome de um dos anões (de circo) que aqui não dão duro como mineiros- ao escritor Franz Kafka (1883-1924) -numa citação rasteira de "A Metamorfose".

Já as referências visuais vão de "Karate Kid" a "O Tigre e o Dragão", passando por propagandas de xampu, até desembocar em Bollywood.

No que se refere à trama propriamente dita, seria quase inimaginável uma visão tão americana do conto, que se torna uma fábula sobre liderança em que cabe até menção ao onipresente bullying.

Em meio a tanto frenesi, de repente presta-se atenção aos atores, a tempo de perceber que Lily Collins não parece ameaçadora em sua beleza -um tanto irritante, diria a Rainha Má de Roberts.

E que Roberts, por sinal, se sai muito bem como vilã (seu biquinho, sempre visto como sexy, se presta muito bem aos muxoxos de despeito da Rainha), propiciando os momentos mais cômicos do filme.

ESPELHO, ESPELHO MEU

DIREÇÃO Tarsem Singh

PRODUÇÃO EUA, 2011

ONDE Espaço Itaú Frei Caneca, Kinoplex Itaim e circuito

CLASSIFICAÇÃO livre

AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.