Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica / Ensaio

D.H. Lawrence analisa os tormentos da literatura americana

Livro sobre autores como Whitman, Melville e Poe reflete a singularidade histórica e os dilemas dos EUA

ALCINO LEITE NETO
ARTICULISTA DA FOLHA

Nas profundezas do Novo México, nos EUA, o escritor britânico D.H. Lawrence (1885-1930) adquiriu a única propriedade que teve em vida, um "rancho" de cerca de 650 m².

Sem um tostão, ofereceu como pagamento o manuscrito de um de seus livros mais célebres, "Filhos e Amantes" (1913). Viveu pouco tempo no lugar. Tuberculoso, voltou à Europa e morreu em Vence (França), em 1930, aos 44 anos.

Durante a estadia nos EUA, entre 1922 e 1925, escreveu a obra-prima "A Serpente Emplumada" (1926) e os extraordinários "Estudos sobre a Literatura Clássica Americana" (1923), que nas últimas décadas voltaram a chamar a atenção de intelectuais, inclusive Gilles Deleuze e Harold Bloom.

O livro poderia se chamar "Estudos Sobre a América à Luz da Literatura Clássica", pois ele é também um pretexto para o escritor-pensador refletir sobre a singularidade histórica dos EUA.

A reflexão de Lawrence é um tanto tortuosa, mas talvez possa ser resumida assim: ele vê os EUA como um país atormentado pelas exigências de um ideal civilizatório de base cristã e romântica, que pretende abolir as contradições da natureza humana.

Ao tentar criar um novo homem, arrisca a destruir a vida. "A democracia americana sempre foi uma forma de autoaniquilição", escreve.

Passa por aí a sua leitura de Benjamin Franklin, St. John de Crèvecoeur, Fenimore Cooper, Edgar Poe, Nathaniel Hawthorne, Richard Henry Dana, Herman Melville e Walt Whitman -todos eles, para Lawrence, divididos entre o idealismo próprio da cultura americana e a percepção "da verdadeira alma humana".

Hoje, estes autores reinam no cânone literário, mas Lawrence, em 1923, trata-os de igual para igual.

Diz que Franklin construiu o "primeiro simulacro do americano sabidinho". Critica o estilo "apelativo" de Poe. E chama Melville de "burlesco" e "sentencioso".

Ao mesmo tempo, lança às alturas a obra deles. A análise de "A Letra Escarlate" é um desafio à atual leitura feminista, por enfatizar a função "diabólica" da mulher no livro de Hawthorne.

Os textos sobre Melville e Whitman devem ser lidos de joelhos: são certamente os mais belos já escritos sobre os dois escritores.

ESTUDOS SOBRE A LITERATURA CLÁSSICA AMERICANA
AUTOR D.H. Lawrence
EDITORA Zahar
TRADUÇÃO Heloísa Jahn
QUANTO R$ 49,90 (256 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.