Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festivais de cinema do Brasil criam novo grupo

A meta é fortalecer a união com o mercado

ENVIADO A OLINDA

Quando os principais times do futebol brasileiro perceberam que precisavam se unir para negociar valores de transmissão de jogos e outros acordos, em 1987, o Clube dos Treze foi formado.

O mesmo está acontecendo com os festivais de cinema. Amanhã, o Cine PE será palco da apresentação oficial da Frente dos Festivais, que consiste na união dos maiores eventos cinematográficos do país -uma ruptura com o Fórum dos Festivais, uma entidade inchada que já contava com cerca de 300 adeptos.

Inicialmente, a Frente será formada pelos festivais de Gramado, Rio, Ceará, Brasília e Recife -Paulínia, cuja edição 2012 está incerta, seria a sexta força."Mas ainda vamos convidar mostras grandes para integrar esse coletivo de ideias", conta Alfredo Bertini, criador do Cine PE.

A ideia é ter maior poder de fogo nas negociações com as empresas, companhias aéreas e hotéis, gerando uma maior independência em relação ao patrocínio estatal.

"Não entendo o preconceito com a palavra empresário. Queremos fazer parte do mercado", alega Bertini.

A Frente dos Festivais ainda quer transformar seus eventos em referência internacional. "Um filme que ganhar o prêmio aqui já seria automaticamente parte da programação de um evento internacional", explica. (RS)

O jornalista RODRIGO SALEM viajou a convite da organização do festival

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.