Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aos 90, "Ulysses" ganha terceira tradução no país

Obra de Joyce entra em domínio público junto com nova versão de clássico

Trabalho de Caetano Galindo revigora mística do romance, tido como o maior do séc. 20, mas considerado "difícil"

FABIO VICTOR
DE SÃO PAULO

Há clássicos literários reverenciados, outros populares. E há os que, embora muito reverenciados, são muito pouco lidos. Este parece ser o caso de "Ulysses".

Apontado em diversas enquetes com críticos como o principal romance do século 20, o livro maior do irlandês James Joyce (1882-1941) é uma provocação ao leitor. É enorme (mais de 800 páginas), experimental e vertiginoso.

Surge agora mais uma chance para os brasileiros de enfrentá-lo: a nova tradução ao português de Caetano W. Galindo, com coordenação de Paulo Henriques Britto e edição de André Conti, para o selo Penguin-Companhia, a terceira disponível no país, que acaba de chegar às livrarias.

As diferenças para os trabalhos de Antônio Houaiss, de 1966, e de Bernardina da Silveira Pinheiro, de 2005, começam no título. Galindo é o primeiro a adotar a grafia original em latim, "Ulysses", com "y" no lugar do "i" aportuguesado de Houaiss e Bernardina (leia na pág. E7).

O volume traz uma nota do tradutor, na qual ele promete para breve um guia de leitura do romance, e uma introdução do professor irlandês Declan Kiberd.

Kiberd relembra como Virginia Woolf -que nasceu e morreu nos mesmos anos de Joyce e cuja obra, como a dele, entra agora em domínio público- rejeitou "Ulysses" à época do lançamento, o definindo como a obra "de um estudante nauseado espremendo suas espinhas".

Kiberd também refaz a trajetória tortuosa do romance, censurado e processado por obscenidade e publicado em Paris, em 1922 (completa 90 anos e seu criador, 130).

A obra de Joyce narra um dia na vida de Leopold Bloom -um agente publicitário dublinense, anti-herói baseado no Ulisses da "Odisseia" de Homero, casado com Molly Bloom, sua Penélope infiel-, e de seu amigo Stephen Dedalus, correspondente de Telêmaco e alter ego de Joyce.

O ano é 1904, o dia é 16 de junho, o mesmo em que hoje ocorre o Bloomsday, celebração anual do clássico.

Seria prosaico assim, se ao mesmo tempo "Ulysses" não tivesse revolucionado a forma tradicional do romance, criando novas ortografia e sintaxe e imprimindo à narrativa um fluxo verbal alucinado, que leva ao limite o chamado monólogo interior.

Convulsionou a literatura a ponto de virar anedota, como relata o escritor Daniel Galera ao lembrar que sua história com o livro começou aos 12 anos, quando o pai dele "apontou para aquele tijolo no alto da estante e disse":

"Tá vendo aquele livro? Tem uma frase de 50 páginas que fica contando o pensamento de uma pessoa". Referia-se ao monólogo de Molly Bloom, o trecho final de "Ulysses".

Segundo Galera, aquilo instalou nele "um fascínio imediato pelo volume", que só viria a ler quando adulto.

Outra vítima da mística de "Ulysses" foi o escritor Joca Terron, que paquerou por anos uma edição do livro na estante do pai, sem coragem para encará-la. Quando o fez, leu só um terço, até que o pai tomou de volta o exemplar.

A jornalista e colunista da Folha Barbara Gancia diz ter lido "Ulysses" "na marra", porque fazia parte do seu currículo escolar.

"Ou melhor, não li. Ninguém 'lê' 'Ulysses', estuda-se o livro parágrafo por parágrafo. É tão complicado e cheio de referências que talvez seja uma boa ideia usá-lo como aposto na leitura de 'Retrato do Artista Quando Jovem', a obra que o precede e é um pouco mais amigável."

Discorda dela o professor e crítico Alcir Pécora, para quem "em termos de prosa inglesa, apenas [Laurence] Sterne e [Joseph] Conrad planam nas mesmas alturas" que o Joyce de "Ulysses".

O escritor e tradutor Daniel Pellizzari, que como Pécora leu e adorou, considera que, mesmo sendo "importantíssimo na história da literatura", "Ulysses" não é um livro essencial, "do tipo que se diria que 'todos precisam ler'".

Para quem quer enfrentar, o escritor Nelson de Oliveira sugere: "Esqueça as notas de rodapé [eliminadas na nova tradução] e os mapas de leitura. Entre desarmado no labirinto". Fã do livro, o artista plástico Nuno Ramos aconselha que "quando ficar chato, pule -quem sabe para voltar depois. Vale a pena".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.