Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Produtor britânico queria unir Caetano a David Bowie

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

Ralph Mace, o produtor de "Transa" e de outros dois discos do período em que Caetano Veloso e Gilberto Gil viveram em Londres, afirma que "ainda parece que esses trabalhos de 40 anos atrás aconteceram ontem e têm sonoridade de hoje".

Com mais de 80 anos, aposentado e vivendo em Vancouver, no Canadá, Mace descreveu, em entrevista à Folha, detalhes do período em que conheceu os artistas e de sua relação musical com eles.

"Viver em Londres e testemunhar a explosão da indústria musical, os grandes grupos de rock e a ascensão do reggae, com seu senso de liberdade para todos, teve considerável influência sobre eles, mas não mudou sua música", analisa Mace.

O produtor, que gravou os teclados do prestigioso álbum "The Man Who Sold the World" (1970), de David Bowie, conheceu os brasileiros em 1969, quando tinha 39 anos e trabalhava como coordenador internacional da divisão pop da Philips -a gravadora dos artistas no Brasil.

Depois de conhecer o empresário Guilherme Araújo, Mace pediu para conhecer e ouvir os artistas. Recebido na casa em que moravam, na região de Chelsea, faltava o ingrediente principal.

"Disse a Araújo que, se Caetano e Gil não fossem tocar, era hora de eu ir para casa. Magicamente um violão apareceu e, por duas horas, primeiro Gil e depois Caetano tocaram e cantaram. Fui conquistado", conta o produtor.

Apesar disso, a Philips britânica não mostrou interesse pelos artistas. A chance veio no selo Famous, dirigido por Leslie Gould, onde Mace também foi trabalhar.

"Transa" é o segundo disco de Caetano produzido em Londres. Mace diz que não teve qualquer interferência na escolha do repertório ou dos arranjos dos artistas.

O produtor explica que se focava em questões técnicas e em "obter dos artistas performances melhores do que as que são alcançadas em apresentações ao vivo, repetindo gravações até que esse padrão fosse alcançado". Para Mace, "Transa" é o álbum de Caetano que tem a melhor sonoridade.

Mace conta ainda que apresentou Caetano a David Bowie em um show em Londres, no início de 1970.

Ele imaginava que os artistas se achariam interessantes e queria levar a Bowie a proposta de reescrever em inglês algumas letras de Caetano, mas logo percebeu que cada um estava muito envolvido em sua própria jornada para aceitar tal cooperação. "Não havia química", resumiu.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.