Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro faz crítica ao sistema prisional e destrincha tráfico

Luiz Eduardo Soares diz que tentou fazer 'mergulho existencial' no caminho trilhado pelo brasileiro preso

Autor quis deslocar leitor para a posição de quem está encarcerado para dar 'dimensão da crueldade envolvida'

Daniel Marenco/Folhapress
Ronald Soares (esq.), preso por tráfico de drogas, e o escritor Luiz Eduardo Soares, no Rio
Ronald Soares (esq.), preso por tráfico de drogas, e o escritor Luiz Eduardo Soares, no Rio

DO RIO

"Eu não queria fazer uma pesquisa sociológica -nem se pode fazê-la com um indivíduo só. Queria acompanhar o Ronald num mergulho existencial pelo percurso dele."

Assim Luiz Eduardo Soares explica como abordou a história narrada em "Tudo ou Nada": mais como escritor do que como antropólogo.

"Há elementos de crítica, mas o corpo da narrativa é a descrição, o relato de uma experiência humana."

No livro, ele detalha -sem parecer um tratado sociológico- as diferenças culturais entre a maconha e a cocaína, entre o tráfico internacional e o carioca, entre as cadeias inglesas e as brasileiras.

Uma de suas intenções, diz, foi "redefinir a relação do leitor com o que é a prisão".

"A privação de liberdade envolve um sofrimento muito grande, e é preciso conhecer isso com mais empatia, não é uma questão de estudo, é uma questão de vivência emocional", diz Soares.

"É preciso que a gente se desloque para essa posição de quem está preso para que tenhamos uma dimensão da crueldade envolvida nisso. É o que eu tento fazer no livro."

Soares também reafirma sua posição contrária ao encarceramento quando o crime não envolve violência, como no caso de Ronald.

"Aqueles que não perpetraram violência, se associaram a ela direta ou indiretamente, mas são avessos a qualquer prática violenta, esses podem assumir suas responsabilidades e pagar suas dívidas com a sociedade de maneira muito mais produtiva e proveitosa para todos."

Isso não significa, é claro, que compactue com os erros de Ronald. Ao contrário, preocupa-se em não eximi-lo de suas responsabilidades.

No fim do livro, escreve sobre o tráfico: "Abomino a glamorização desse crime perigoso e brutal, movido pelos piores impulsos e que copia o que há de pior em nossa sociedade: ganância individualista sem limites, exploração do trabalho alheio, busca do lucro fácil e imediato a qualquer custo humano".

(MARCO AURÉLIO CANÔNICO)

TUDO OU NADA
AUTOR Luiz Eduardo Soares
EDITORA Nova Fronteira
QUANTO R$ 35 (359 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.