Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo chama

Diretor que inspirou o Clash e se tornou um dos grandes documentaristas da música pop, Don Letts vem ao Brasil como homenageado do Festival In-Edit, que começa hoje

Divulgação
O documentarista Don Letts
O documentarista Don Letts

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Se não fosse por ele, possivelmente o Clash não teria lançado o clássico "London Calling" (1979), o disco que uniu a aspereza do punk aos "grooves" jamaicanos.

Foi Don Letts, um DJ e agitador da cena musical de Londres, que inspirou o Clash e outros grupos punks a incorporar ritmos como reggae e ska. "Os integrantes do Clash já gostavam muito de reggae quando eu os conheci", diz Letts, 56. "Foi o amor pelo reggae que nos uniu."

Em 1978, Letts ganhou uma câmera super-8 de presente e filmou "The Punk Rock Movie", um dos primeiros documentos sobre a cena punk britânica. Hoje o filme é considerado um clássico, com cenas de bandas como The Clash, Sex Pistols, X-Ray Spex, The Slits e Siouxsie and the Banshees tocando no Roxy Club, um dos primeiros espaços a ter shows de punk.

Desde então, Letts tornou-se um dos grandes documentaristas da música pop. Dirigiu mais de 20 filmes e incontáveis shows e clipes.

Letts vem a São Paulo nesta semana, como homenageado do Festival In-Edit Brasil - 4º Festival Internacional de Documentário Musical. O evento, que começa hoje, vai exibir quatro de seus filmes.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.