Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Autor entrevistou de Frank Zappa a Steve Jobs

EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

Exceto para beatlemaníacos, o livro com a última entrevista de John Lennon não é o ponto alto da carreira literária de David Sheff.

Ele colecionou prêmios e ótimas vendas em 2009 com "Querido Menino" (ed. Globo, 424 págs, R$ 36) -"Beautiful Boy: A Father's Journey Through His Son's Addiction", no original em inglês.

Sheff escreveu pela primeira vez sobre o vício de Nic em metaanfetaminas no artigo "Meu Filho Viciado", publicado na "The New York Times Magazine" em 2005.

O adolescente roubou para conseguir dinheiro para as drogas e cumpriu pena na prisão. Segundo o jornalista, seu filho não consome drogas há quatro anos. Nic Sheff escreveu suas memórias de adolescência, "Tweak".

Além desses dois best-sellers, Sheff escreveu também "Game Over" e "China Dawn". Como jornalista, colabora regularmente com o jornal "The New York Times" e com as revistas "Playboy", "Rolling Stone" "Fortune" e "Wired", entre outras.

Conseguiu grande destaque com as longas entrevistas mensais da "Playboy", geralmente extraídas de mais de dez horas de conversa. Fez com Frank Zappa, Keith Haring, David Hockney e Carl Sagan, entre outros.

"Creio que a entrevista com John já seria marcante para a minha trajetória, como seria para qualquer jornalista", diz Sheff. "Mas o assassinato dele, poucos dias depois de a revista ter chegado às bancas, provocou um furacão."

Ser conhecido facilitou a aproximação de Sheff com artistas considerados "difíceis" pelos jornalistas, como o ator Jack Nicholson, que protagonizou uma entrevista sobre sexo e drogas na "Playboy".

Atualmente, a entrevista que mais aparece reproduzida na internet, depois da de John e Yoko, foi feita com Steve Jobs em 1985.

JOBS E WARHOL

Sheff conhecia Jobs desde os anos 70, época em que produzia fanzines. Os dois tinham a mesma idade e compartilhavam amigos na Califórnia e em Nova York.

Ele conta que certa vez Yoko Ono o convidou para uma reunião festiva no apartamento do casal. Sheff levou o amigo junto. O ainda gênio iniciante da informática carregou consigo uma caixa com um de seus computadores.

Sheff relata que flagrou na madrugada uma cena icônica da cultura contemporânea: Jobs e Andy Warhol sentados no chão do apartamento de John Lennon, como duas crianças com um brinquedo. Jobs ensinava o pai da arte pop a usar um mouse.

(TM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.