Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Eduardo Kobra pinta 'explosão de amor' em mural de Nova York

Grafiteiro recria, em cores fortes, a famosa cena de beijo entre marinheiro e enfermeira

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

No meio dos prédios cinzentos do Chelsea, antigo bairro industrial hoje saturado de galerias de arte em Nova York, o muralista paulistano Eduardo Kobra pinta uma "explosão de amor".

Ele retoma a famosa fotografia de um marinheiro beijando uma enfermeira em plena Times Square no dia em que os Estados Unidos venceram o Japão na Segunda Guerra -14 de agosto de 1945.

Só que a imagem de Alfred Eisenstaedt (1898-1995), em preto e branco, que então ganhou página inteira da revista "Life", virou um "arco-íris, um momento de amor invadindo Nova York", nas palavras de Kobra, que faz agora o mural em um prédio.

"Eu já conhecia a foto, mas depois soube que a identidade do marinheiro jamais foi descoberta e que eles nunca mais se viram", contou Kobra à Folha. "Mas Times Square tem essa fantasia mesmo, aquela coisa majestosa."

De frente para o parque suspenso High Line, um antigo ramal ferroviário transformado em gramado elevado, a obra tem causado aglomerações de gente que se detém ali a observar o mural.

Kobra, que pintou um enorme mural na avenida 23 de Maio em São Paulo, sempre tenta estabelecer em sua obra uma ponte com a história do lugar em que trabalha.

Na fachada da casa noturna Round House, de Camden Town, em Londres, Kobra pintou, por exemplo, cenas de manutenção de locomotivas, antiga função do espaço.

Depois de Manhattan, Kobra se prepara para fazer um mural em Los Angeles a convite do grafiteiro Thierry Guetta, o Mr. Brainwash, que também usa imagens históricas em suas obras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.