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Crítica TV

"Encontro com Fátima" estreia com clichês e cenário poluído

Aposta da TV Globo, nova atração liderou audiência no horário matutinovera

VERA MAGALHÃES
EDITORA DO PAINEL

Saem os desenhos da "TV Globinho", entra mais um programa matinal de variedades, sem nada que o diferencie muito claramente do "Mais Você" ou do "Bem Estar", que antecedem o "Encontro com Fátima Bernardes".

Somadas, as três atrações formam um combo também não muito diferente do "Hoje em Dia", da Record, cujo sucesso de audiência há alguns anos forçou a Globo a ampliar a faixa para o público feminino nas manhãs.

Lá estão as histórias humanas, como a do casal que adotou dois irmãos, que poderia ser narrada tanto por Ana Maria Braga quanto por Fátima.

O ator da novela das 21h e o lutador de MMA, que participaram da estreia, poderiam se encontrar no fogão de Ana Maria ou, ainda, no programa de celebridades de Angélica, o "Estrelas" (Globo).

Depois de 14 anos na bancada do "Jornal Nacional", Fátima tentou conferir conteúdo jornalístico à sua versão de programa feminino -e fazer disso seu diferencial nesse mar de programas iguais.

Mas o esforço se perde diante dos clichês à la Ana Maria, como a musiquinha de fundo para marcar o tom emotivo e entrevistas sob medida para personagens chorarem.

O cenário multicolorido, o vestido idem, as cadeiras idem e a plateia lotada também não ajudam a conferir identidade à nova atração.

A audiência alta para o horário --as prévias do Ibope apontaram 10 pontos (cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP)-- provavelmente se deve mais à divulgação massiva e à curiosidade sobre o novo programa. Nas prévias, o SBT marcou 7 pontos e a Record, 5,6.

A estratégia da Globo para a atração fica clara diante "polêmica" artificialmente proposta nas redes sociais sobre se Fátima seria ou não a Oprah Winfrey brasileira.

Para que faça jus a essa comparação marqueteira, é preciso despoluir o programa, limpar a pauta das bobagem sem novidade mostradas na estreia e investir em entrevistas de relevância jornalística, que se aprofundem nos temas e possam repercutir nos demais veículos.

O currículo dela dá, sim, o background para almejar a relevância e a influência de Oprah. Mas isso depende mais de suas escolhas como jornalista que dos penduricalhos colocados para tentar "bombar" sua volta à tela.

NA TV

Encontro com Fátima Bernardes

Estreia do programa

QUANDO seg. à sex., às 10h30, na Globo

CLASSIFICAÇÃO livre

AVALIAÇÃO regular

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