Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Série do argentino Horacio Coppola sobre a obra de Aleijadinho ganha mostra em SP

DE SÃO PAULO

Nas palavras de Mário de Andrade, Aleijadinho "era já um produto da terra, e do homem vivendo nela, e era um inconsciente de outras existências melhores de além-mar: um aclimado na extensão psicológica do termo".

Nada mais moderno, no pensamento de Andrade, do que a mestiçagem por trás da produção deste que foi maior nome do barroco brasileiro.

Também cruzando consciências, interessado pela origem das coisas, Horacio

Coppola, fotógrafo argentino morto há um mês, aos 105 anos, registrou as esculturas de Aleijadinho em imagens agora expostas no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

São fotografias que contrastam com a obra que consagrou Coppola, suas vistas modernas de uma Buenos Aires em plena bonança econômica e transformação urbanística na década de 1930.

Coppola, que estudou na escola Bauhaus, centro que irradiou a partir da Alemanha pré-nazismo a depuração das formas no design, na arquitetura e no mobiliário, não podia ver em Aleijadinho algo mais distante de suas próprias noções de moderno.

Mas, lendo esse ensaio de Andrade sobre o mestre barroco, numa tentativa de aproximação com os modernistas brasileiros, Coppola interpretou a obra de Aleijadinho em suas cerca de 300 imagens.

"Ele consegue dar vida a essas estátuas", diz Luciano Migliaccio, curador da mostra no IMS. "Coppola transforma figuras em silhuetas, às vezes em formas plenas, como se pintasse uma tela."

Um caderno de anotações, em que Coppola especifica o tipo de objetiva, negativo e câmera que usou em cada imagem, também será exposto junto de imagens da série.

"Ele vai buscando a cultura do tempo dele, das vanguardas", diz Migliaccio. "O encontro com a obra de Aleijadinho não é por acaso." (SM)

HORACIO COPPOLA

QUANDO abre hoje, às 19h30; de ter. a sex., das 13h às 19h; sáb. e dom., das 13h às 18h; até 11/11

ONDE IMS (r. Piauí, 844, tel. 0/xx/11/3825-2560)

QUANTO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.