Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica seriado

Programa atualiza as ferramentas de 'Sex and the City'

TETÉ RIBEIRO
EDITORA DA “SERAFINA”

"Girls" não existiria sem "Sex and the City", e nenhum dos dois existiria sem a cidade que os cerca. Mas um não é só cria do outro, e sim um jeito novo de usar as ferramentas que o primeiro revelou: um grupo de quatro fêmeas maiores de idade em Nova York, uma protagonista escritora e romances feitos sob medida para dar errado.

Mas o seriado que estreia amanhã não tem glamour, ninguém toma brunch todo domingo, muito menos venera marcas de sapato.

As quatro meninas de "Girls", que cresceram vendo "Sex" na TV com suas mães, são filhas de artistas e intelectuais. A mãe de Lena Dunham, protagonista e criadora, é a fotógrafa e designer Carroll Dunham (que interpreta a mãe da personagem de Lena no longa "Tiny Furniture", dirigido pela filha).

Sua amiga inglesa Jemima Kirke é filha do baterista Simon Kirke e de Lorraine Kirke, dona de um brechó no Brooklyn que empresta grande parte das roupas para as personagens da série.

A bonitinha da turma, Allison Williams, é filha do âncora da NBC Brian Williams. Já o pai de Zosia Mamet é o dramaturgo David Mamet -e seu avô é Russell Crouse, um dos autores do musical "A Noviça Rebelde".

Talvez o fato de terem crescido em ambientes criativos as tenha preparado para o universo de "Girls", em que o que dá errado na vida é o que dá certo na arte. Dunham tem um talento especial para "dramatizar suas inseguranças", como diz sua personagem, e um jeito próprio de olhar situações de dentro e de fora ao mesmo tempo.

Assim, com apenas 26 anos, parece ter uma vivência de muito mais décadas e traz a leveza daqueles avós que mimam os netos como nunca fizeram com os filhos.

A criadora de "Girls" tem essa generosidade com ela mesma e a rapidez de pensamento de quem treinou muito para dizer coisas importantes, e outras só divertidas, usando 140 caracteres.

O pessoal de 20 e poucos anos há tempos merecia um porta-voz mais interessante do que Mark Zuckerberg.

NA TV
Girls
Estreia da série
QUANDO amanhã, às 22h, na HBO
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.