Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Crítica Comédia Ousado na forma, 'Amor em Pedaços' sucumbe diante de roteiro esquemático ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA Sun (Saras Gil) é americana, Lucas (Marcel Borrás) vem de Maiorca, na Espanha. Os dois se conhecem na hora de dividir um apartamento em Barcelona, onde foram passar um ano letivo de intercâmbio. Eles se apaixonam, mas o amor tem data de validade -13 meses, que é a duração total da estadia. Se a base argumental de "Amor em Pedaços" é convencional, o mesmo não se pode dizer da realização. Cada um dos meses desta história de amor juvenil tem um diretor diferente, filmado por uma equipe diferente, pois o filme é um projeto de fim de curso da Esac (Escola Superior de Cinema e Audiovisual da Catalunha). Os altos e baixos da relação amorosa são apresentados por 13 maneiras de narrar. Até o roteiro é coletivo: cada diretor escreveu o relativo ao seu mês. Como não poderia deixar de ser, o estilo é heterogêneo, mas esta diversidade formal é contrabalançada de algum modo pelo caráter canônico da história que, além disso, avança de maneira linear, sem nenhum sobressalto. GÊNEROS DÍSPARES Convivem lado a lado gêneros tão díspares como o falso documentário, a comédia de situações e o musical, recriados com a ajuda de referências plásticas eminentemente contemporâneas como as histórias em quadrinhos, a webcam, a tela dividida em várias imagens. A trilha sonora -bastante importante para criar a atmosfera leve e divertida que domina a narrativa- também é variada, mas cumpre perfeitamente o seu papel. O mais problemático desta comédia não é sua proposta lúdica e arriscada de contar uma história com constantes mudanças de registro, mas justamente o que tem de menos inovador: a história. Previsível, ela se desenvolve no respeito estrito da fórmula batidíssima em que se sucedem inexoravelmente encontro, conflito, paixão e separação -com as angústias, tensões e alegrias típicas de cada fase. O desempenho da esforçada dupla de jovens protagonistas também prejudica o resultado do longa. Eles parecem um tanto perdidos diante da multiplicidade de formas, referências e das indicações de 13 diretores diferentes, apresentando um rendimento oscilante. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |