Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica memórias

Sentimento de Didion merece respeito; sua literatura, não

MARCELO COELHO
COLUNISTA DA FOLHA

Em "O Ano do Pensamento Mágico", Joan Didion narra a súbita morte de seu marido, ocorrida poucos dias depois de a filha adotiva do casal, Quintana, ter entrado em coma, devido às complicações de uma pneumonia.

Numa sintaxe elementar e sentimental, mas ao mesmo tempo relatando de forma precisa a experiência de falta de significado daquela dupla tragédia, o livro obteve grande sucesso de vendas e de crítica.

"Noites Azuis" pode ser lido como um posfácio ao best-seller de 2005, com seus mesmos defeitos e qualidades. O luto de Joan Didion, agora, é por sua filha Quintana, que veio a morrer no mesmo ano da publicação de "O Ano do Pensamento Mágico".

Em 35 capítulos curtos, Didion relembra cenas da infância e da juventude de Quintana, fixando-se especialmente no dia de seu casamento. Os parágrafos do texto são sempre brevíssimos.

"Há mais uma coisa que ainda vejo, daquele dia de bodas na igreja de são João, o Divino: as solas vermelhas nos seus sapatos."Parágrafo.

"Ela usava sapatos Christian Louboutin, cetim claro com solas vermelho-vivo." Outro parágrafo.

"Dava para ver as solas vermelhas quando ela se ajoelhava no altar." Fim do capítulo.

O recurso estilístico visa a produzir um "efeito marcante". É empregado de forma tão abusiva, entretanto, que aos poucos se torna involuntariamente patético, até declinar para o simplesmente barato.

Outro trecho fala de algo que Quintana escreveu quando criança. Terminando numa sequência de três parágrafos de meia linha cada um.

"Mais uma vez, a cuidadosa caligrafia. "Só a caligrafia já é inesquecível." "Só a caligrafia já me parte o coração."

É difícil falar mal de um livro escrito com tanto sofrimento. Os sentimentos da autora merecem todo o respeito, mas não se pode dizer o mesmo de sua literatura.

Joan Didion também escreve sobre o próprio envelhecimento. Aos 75 anos, sente-se insegura mental e fisicamente, experimentando dificuldades em movimentos simples, como levantar-se de uma cadeira ou caminhar.

Os médicos (e pode-se imaginar a falta de confiança da autora a respeito deles) diagnosticam vagos problemas neurológicos, e Joan Didion fala com admirável franqueza, por exemplo, da queda que sofreu em seu apartamento ou de sua dificuldade em dar às enfermeiras o nome de quem deve ser avisado "em caso de emergência".

"Emergência, continuo a acreditar, é o que acontece com os outros". É bem verdade. É bem banal também.

NOITES AZUIS
AUTOR Joan Didion
TRADUÇÃO Celina Portocarrero
EDITORA Nova Fronteira
QUANTO R$ 29,90 (143 págs.)
COTAÇÃO ruim

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.