Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'O Palhaço' disputa pelo Brasil vaga no Oscar de 2013

Sucesso de público e de crítica, filme de Selton Mello bateu outros 15 concorrentes pela indicação ao prêmio

"Tentei fazer algo que se comunicasse com o público sem abrir mão do bom e velho cinema", diz o diretor

DO RIO

Sucesso de crítica e de público, com mais de 1 milhão de espectadores, o longa "O Palhaço", de Selton Mello, foi escolhido ontem como representante brasileiro na disputa por uma das vagas entre os indicados ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro.

A escolha foi anunciada no Rio por uma comissão especial de seleção formada por Ana Paula Santana, secretária do audiovisual do ministério da Cultura, o cineasta Flávio Tambellini e o crítico José Geraldo Couto.

A decisão se deu após um debate de quase três horas, no qual as opiniões foram divididas -ao final, chegou-se a um consenso. "O Palhaço" venceu outros 15 longas, como "À Beira do Caminho", de Breno Silveira, "Heleno", de José Henrique Teixeira, e "Xingu", de Cao Hamburger.

"É um filme guiado pelo afeto, que saiu do fundo do coração. O público brasileiro identificou essa delicadeza", diz Selton, também ator, roteirista e produtor do longa.

"Tentei fazer algo que se comunicasse com o público sem abrir mão do bom e velho cinema. Agora sonho em ser um dos cinco finalistas."

"'O Palhaço' é o que alia as maiores qualidades cinematográficas com a parte de negócios", disse Carlos Eduardo Rodrigues, da Globo Filmes, coprodutora do filme, e vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema, também integrante da comissão.

A secretária do audiovisual disse que "não foi fácil" chegar a um consenso.

"Todo ano apostamos em algo, e essa responsabilidade é grande para nós como vai ser grande para Selton a partir de agora", disse.

A lista dos filmes que concorrerão ao Oscar 2013 sai em 10 de janeiro; a premiação acontece em 24 de fevereiro. A última participação brasileira na disputa de melhor filme estrangeiro foi em 1999, quando "Central do Brasil", de Walter Salles, perdeu para o italiano "A Vida É Bela".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.