Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TV Cultura procura novo talento da música erudita

'Pré-Estreia' exibe competição entre cantores e instrumentistas clássicos

DE SÃO PAULO

Nada do sertanejo pop de Michel Teló nem dos melismas vocais de Mariah Carey.

Os candidatos do "Pré-Estreia", programa de calouros da TV Cultura que inicia hoje sua segunda temporada, fogem dos sucessos das paradas radiofônicas.

O foco aqui são os grandes nomes da música erudita, como os compositores Bethoven, Mozart e Villa-Lobos.

"O público brasileiro é aberto e curioso. Pena que é sempre direcionado pelas TVs e rádios, que tocam as mesmas músicas", afirma João Maurício Galindo, diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e apresentador do programa ao lado de Roberta Martinelli, da atração sobre MPB "Cultura Livre", da rádio Cultura AM.

O maestro diz estar ciente de que dificilmente a atração revelará uma nova Susan Boyle (cantora escocesa que virou celebridade ao ser destaque no programa "Britain's Got a Talent") ou astros "eruditos pop" como André Rieu (violinista francês que fez shows no Brasil neste ano).

Com cem inscritos -número tímido na comparação com o "Ídolos 2012" (Record), que teve cem mil concorrentes nesta temporada-, 'Pré-Estreia' mostrará a disputa de 24 músicos, entre cantores solistas, instrumentistas e grupos de música de câmara.

A final será realizada em dezembro. Cada um dos vencedores (solista e conjunto) receberá R$ 35 mil e cinco recitais promovidos pelo Sesi.

No júri fixo da atração estão André Cardoso, diretor da Escola de Música da UFRJ, Fernando Dissenha, trompetista solo da Osesp, e o flautista Maurício Freire.

(ALBERTO PEREIRA JR.)

NA TV
Pre-Estreia
Início da segunda temporada
QUANDO hoje, às 16h, na Cultura
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.