Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Schwarzenegger lança biografia e é destaque na feira

DA ENVIADA A FRANKFURT

Arnold Schwarzenegger, figura que pouca gente poderia imaginar como destaque num evento literário, protagonizou os momentos mais concorridos do primeiro dia da Feira de Frankfurt, na tarde de ontem.

O ator e ex-governador da Califórnia foi lançar sua biografia "Total Recall", que sai no Brasil em 16 de novembro pela Sextante.

Participou de debate, entrevista coletiva e tarde de autógrafos, cercado de seguranças tão grandes quanto ele e de editores nas pontas dos pés tirando fotos com celular.

O inusitado da situação combina com a trajetória que Schwarzenegger conta no livro, assinado em parceria com Peter Petre. "Quais as chances de um garoto austríaco pobre virar campeão de fisiculturismo, entrar no show business de Hollywood e ser eleito governador da Califórnia?", disse ele.

O livro foi considerado "chapa-branca" pela crítica internacional -"a mais desagradável biografia de celebridade", diz o "Guardian".

Não cita, por exemplo, o pedido de clemência que Schwarzenegger, quando governador, negou a Stanley "Tookie" Williams, condenado à morte por matar três mulheres e depois indicado ao Nobel da Paz por ter escrito na prisão livros infantis para afastar crianças do crime.

"Não pensei nisso", disse, questionado sobre por que deixou a história de fora. "O povo da Califórnia escolheu e segui a lei. Ele matou, era perigoso, foi executado e eu não pararia isso", disse.

O livro resvala numa espécie de autoajuda, estilo "fui, vi e venci", embora tenha algumas boas histórias de Hollywood e especialmente do envolvimento do ator, republicano, com a política. (RC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.