Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DOCUMENTÁRIO

Filme desvenda utopias do arquiteto Affonso Reidy

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy (1909-1964) é um dos responsáveis por marcos da paisagem carioca como o Museu de Arte Moderna, o Aterro e o Parque do Flamengo. Mas é pouco conhecido do grande público, o que faz deste documentário uma obra oportuna.

Sem recorrer ao didatismo, Ana Maria Magalhães oferece uma visão panorâmica das ideias de Reidy, alinhavando imagens de suas obras e projetos, depoimentos de colegas como Lucio Costa (1902-1998), Paulo Mendes da Rocha, além de textos do próprio arquiteto.

Sua arquitetura convoca arte, ciência e técnica para produzir uma beleza que valoriza contato com a natureza, bem-estar e significado público, cheia de implicações éticas e políticas.

Pioneiro na habitação popular no país, Reidy projetou conjuntos habitacionais que até hoje são referência no assunto, tema que o filme destaca muito bem. Como diz Lucio Costa em seu depoimento, Reidy "era o mais civilizado dos nossos arquitetos".

REIDY - A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA

DIREÇÃO Ana Maria Magalhães

PRODUÇÃO Brasil, 2010

ONDE Cine Livraria Cultura, Espaço Unibanco Augusta e Pompeia e Frei Caneca Unibanco Arteplex

CLASSIFICAÇÃO livre

AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.