Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kanye West comanda abertura do SWU

Rapper americano é o principal nome do dia em que o festival em Paulínia privilegia os artistas de música negra

Repertório deve ter músicas de seus cinco álbuns que lideraram as paradas e do recente disco, gravado com Jay-Z

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Embora não faça o último show da programação, Kanye West é o destaque da primeira noite da segunda edição do SWU, festival que começa hoje em Paulínia (a 117 km de São Paulo). E é o nome mais poderoso de todo o evento.

Chamado nas redes sociais de dia "black" do SWU -tem, entre outros, Emicida, Odd Future, Snoop Dogg, Marcelo D2 e Black Eyed Peas-, a abertura do festival tem em Kanye a melhor combinação de sucesso e criatividade.

Aos 34 anos, o rapper americano está no auge da carreira, sob qualquer ângulo. Seus cinco álbuns chegaram ao topo da parada, ele é o sexto maior vendedor de downloads da história e tem 14 estatuetas do Grammy em casa.

Seu trabalho mais recente, do qual o público em Paulínia espera ouvir algumas músicas, é "Watch the Throne", disco que fez em parceria com Jay-Z. É possível dizer que os dois formam uma espécie de Lennon & McCartney do rap.

De uns tempos para cá, Kanye resolveu aderir aos grandes festivais. Marrento, não se intimida mesmo quando pode dar a impressão de ser um estranho no ninho entre os outros participantes.

Em abril, teve a responsabilidade de fechar o festival Coachella, na Califórnia, evento com DNA roqueiro. No final do terceiro e último dia de shows, milhares de fãs do rapper apareceram no local, mudando o visual da plateia.

Kanye fez uma apresentação matadora e não se preocupou em responder às provocações de Julian Casablancas, do Strokes, que cantou antes dele e soltou várias críticas pesadas à presença do rapper no festival.

O show de hoje deve mostrar o talento inquestionável de Kanye West. No começo da carreira, usava samples de clássicos do soul e, a cada álbum, adotou mais orquestrações de cordas, hoje a marca registrada de seu som.

A partir das 13h15, 23 artistas pop se apresentam nos quatro palcos do SWU. Mais cedo, às 10h, o veterano Neil Young abre o fórum que debate sustentabilidade durante os três dias do evento.

O festival vai até segunda-feira e espera receber de 60 mil a 70 mil pessoas por dia.

KANYE WEST

QUANDO hoje, às 21h30

ONDE Festival SWU, Paulínia

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.