Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Clássico do neorrealismo é destaque da Coleção

"Roma, Cidade Aberta", de Roberto Rossellini, sai no dia 20 de novembro

DE SÃO PAULO

Clássico do neorrealismo italiano, "Roma, Cidade Aberta", de 1945, de Roberto Rossellini (1906-1977), chega às bancas no dia 20 de novembro pela Coleção Folha Cine Europeu.

Além do DVD em cópia restaurada, a edição tem um livro com mais informações sobre o diretor e sua obra.

Foi Rossellini quem assinou os trabalhos efetivamente neorrealistas: mais secos e nada sentimentalistas, contando com atores não profissionais e filmados em locações reais ao estilo documental.

Esse é seu mais famoso filme, no qual se pode dizer que o diretor filmou até "o impossível", pois rodou numa cidade ainda tomada pela guerra, com alemães in loco.

A história é situada entre 1943 e 1944, quando a capital estava tomada pelos nazistas e era considerada cidade aberta, a fim de evitar o ataque aéreo dos aliados.

Em suma, o filme mostra a resistência de judeus, católicos, comunistas e cidadãos contra os soldados de Hitler.

É desse filme uma das mais fortes cenas da história do cinema, com Anna Magnani detida pelos fuzis nazistas, caindo morta na rua, numa imagem dura e inesquecível.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.