Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Escritor nigeriano Chinua Achebe morre aos 82 anos

Autor do sucesso "O Mundo se Despedaça", ele era considerado o "pai da moderna literatura africana"

Artista, que morreu em Boston, denunciou em sua obra o colonialismo e o choque de culturas que devastou a África

LUIZ BRAS ESPECIAL PARA A FOLHA

Considerado pela imprensa internacional como o "pai da moderna literatura africana", o nigeriano Chinua Achebe morreu ontem, em Boston (EUA), onde estava internado. Ele tinha 82 anos.

Até a conclusão desta edição, a família do escritor ainda não havia revelado a causa de sua morte. Apenas havia sido divulgado que o autor sofrera um "mal súbito".

Para muitos pode parecer uma grande injustiça o aposto eloquente de "pai da moderna literatura africana" dado ao escritor, num continente que conta com outros legítimos pais e mães, entre eles Wole Soyinka, Naguib Mahfouz e Nadine Gordimmer, todos eles Prêmio Nobel de Literatura.

Mas foi a própria Gordimmer quem fez essa condecoração a Achebe, em 2007, na entrega do Man Booker International Prize ao escritor, pelo conjunto da obra.

Se Achebe é o grande pai, o romance fundador da moderna literatura africana é certamente "O Mundo se Despedaça", que ele publicou em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria.

Traduzido para mais de 50 línguas, o romance acompanha a desintegração gradual de uma tribo nigeriana, com a chegada dos missionários britânicos empenhados em propagar sua religião.

Mas o cristianismo é apenas uma das muitas instituições do invasor branco que vêm desequilibrar a antiga cultura do povo subjugado.

Toda a obra de Achebe é uma laboriosa denúncia ao colonialismo e a suas desastrosas consequências. O choque entre culturas e microculturas completamente distintas, numa África de sonho e pesadelo, é o tema central de seus livros.

No Brasil, a editora Companhia das Letras publicou também os romances "A Paz Dura Pouco" (1960) e "A Flecha de Deus" (1964), além de uma coletânea de ensaios e conferências intitulada "A Educação de uma Criança sob o Protetorado Inglês".

Tanto o Achebe ficcionista quanto o ensaísta, e também o poeta, buscavam a utopia: o grau máximo de isenção num mundo perpetuamente parcial e sectário.

Todos deram voz aos muitos protagonistas e antagonistas de uma crise feita de microcrises, de um conflito que durante décadas degradou africanos e europeus.

Bom exemplo de como Achebe equilibrava com imparcialidade essa hostilidade é "A Flecha de Deus".

Quando uma aldeia no interior da Nigéria, regida por um sumo sacerdote, começa a sofrer a interferência dos colonizadores liderados por um capitão inglês, a existência perde seu eixo sagrado.

Então, num contra-ataque, provocando estranhamento e encantamento, o discurso político e religioso do europeu é invadido pelo vocabulário dos mitos e dos rituais africanos.

Sem sentimentalismo nem maniqueísmo, "A Flecha de Deus" mostra os dois lados de um conflito ainda muito longe de acabar, alternando as duas visões: a do invasor e a do africano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página