Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Pesquisadores criam concreto sustentável

Processo mistura ao cimento areia obtida a partir de resíduos de usinas de fundição

DE SÃO PAULO

Uma equipe de pesquisadores do IAU-USP (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em São Carlos), em parceria com a EESC (Escola de Engenharia da USP), desenvolveu um concreto sustentável que possui em sua composição areia obtida a partir de resíduos de usinas de fundição que seriam descartados em aterros.

A produção ainda não tem escala comercial e foi desenvolvida apenas em testes, mas entrou no processo de patenteamento recentemente. "Conseguimos a patente provisória em julho, e, se tivesse escala, o produto já poderia entrar no mercado", aponta o professor Eduvaldo Sichieri.

Segundo Sichieri, coautor da pesquisa, uma das vantagens da aplicação é que, por meio dela, evita-se a retirada de areia do leito de rios, ao mesmo tempo em que os aterros deixam de ser sobrecarregados com resíduos. "É duplamente sustentável."

O professor Javier Mazariegos Pablos, também coautor, diz que, com o processo, resíduos sólidos industriais voltam para a cadeia produtiva misturados ao concreto.

Como exemplo, Sichieri cita que com o material foi possível criar bloquetes (blocos intertravados usados em pavimentação de praças ou ruas), guias, grelhas, sarjetas, contrapisos e blocos para alvenaria de vedação.

Para a obtenção do concreto sustentável, o primeiro passo é classificar a areia em perigosa ou não à saúde ou ao ambiente. Se for considerada nociva, será inteiramente descartada. Mas, se não contiver itens perigosos, ela será misturada ao concreto.

Como medida extra de segurança, a areia fica presa à matriz de cimento. Segundo o professor, com isso, impede-se que ela seja liberada ao ambiente, mesmo após a trituração do concreto. "Fazemos ensaios muito rigorosos para garantir que nenhum dos resíduos perigosos volte ao meio ambiente."

(DV)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.