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PLANO DIRETOR EM DEBATE
Destino da Vila Madalena também preocupa
Pinheiros discute de poluição a áreas verdes
DA REPORTAGEM LOCAL
De soluções urbanísticas como
o abrandamento da poluição visual e do trânsito desordenado no
largo da Batata à manutenção da
qualidade de vida nos ajardinados bairros de uso residencial.
No heterogêneo distrito de Pinheiros, na zona oeste de São
Paulo, as discussões para o plano
regional não poderiam deixar de
ser das mais contrastantes.
Um dos principais assuntos em
foco são as prováveis mudanças
no bairro da Vila Madalena, definida como um dos eixos de centralidade pelo Plano Diretor.
"É um contra-senso. Além de o
bairro não oferecer infra-estrutura viária, é envoltório de uma zona estritamente residencial", protesta a urbanista Lucila Lacreta,
diretora da Associação Amigos
do Jardim das Bandeiras.
Poluição
A presença maciça de bares e casas noturnas no bairro também
tem gerado reclamações. "Não
deveria haver nem prédio por lá.
É muito provável que a Vila Madalena acabe se tornando uma
área morta", alerta a arquiteta Regina Monteiro, presidente do Movimento Defenda São Paulo.
Outro problema levantado pela
arquiteta refere-se à degradação
urbanística do largo da Batata e de
seu entorno. "É uma região subadensada, porque ninguém quer
morar em um local com violência
e todo tipo de poluição", diz.
Para o arquiteto Paulo Bastos,
66, o maior problema de Pinheiros é a estrutura viária. "Suas
principais vias de acesso, as avenidas Rebouças e Faria Lima, estão
saturadas", aponta Bastos, que
propõe a construção de uma nova
ponte na marginal Pinheiros.
Os bairros-jardins do distrito,
como o Jardim Europa e o Jardim
das Bandeiras sofrem ainda outra
ameaça: os corredores de tráfego.
"Em vez de transformar vias em
corredores comerciais, como na
rua Pedroso de Morais, proponho
alternativas com prédios residenciais de até quatro andares e pequeno comércio local", sugere o
presidente da Asbea (Associação
Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), Henrique Cambiaghi.
Para os corredores já existentes,
o urbanista Paulo Lisboa mostra
outra solução: "É preciso discutir
a cada trecho detalhes como o
uso, o tipo de tráfego permitido e
o nível de arborização".
(CA)
Associações de Moradores:
Itaim Bibi, 0/xx/11/3168-9109;
Jd. das Bandeiras, 0/xx/11/3862-9060;
Defenda São Paulo, 0/xx/11/5561-2920;
e Vila Olímpia, 0/xx/11/3846-2855
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