São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO DISTRITO

Vila Guilherme teve povoamento tardio

free-lance para a Folha

Apesar da proximidade com o centro da cidade, a região da Vila Guilherme (zona norte) não se desenvolveu rapidamente.
Diferentemente de distritos como Pari, Mooca e Ipiranga, a Vila Guilherme foi esquecida pelas pessoas que viviam na cidade nos séculos 16, 17 e 18.
O povoamento da região só aconteceu nas primeiras décadas deste século, quando a população começou a crescer e os imigrantes chegaram à cidade.
Nessa época, a Vila Guilherme era um imenso terreno tomado por brejos. Para solucionar o problema, foram criados aterros -com a finalidade de nivelar o terreno e acabar com as nascentes e com a umidade do solo.
Os moradores mais antigos contam que um desses aterros ficava no terreno onde hoje funciona o shopping Center Norte.
Um alemão chamado Guilherme foi um dos primeiros moradores da região. Dono de uma chácara, esse morador acabou emprestando seu nome ao distrito.
Em seus tempos de glória, a Sociedade Paulista de Trote era o grande atrativo local. Os moradores ficavam na portaria do clube à espera das moças que iam assistir às corridas de cavalos.


Texto Anterior: Lançamento: Condomínio industrial aposta na localização como atrativo
Próximo Texto: Moradora recorda lendas sobre maldição do fundador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.