São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

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condomínio

Planejamento do ano que vem deve começar já em setembro

Despesas devem ser divididas em 12 vezes para condomínio não subir 15%

EDSON VALENTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O fim do ano está mais próximo do que se imagina -ao menos para a planilha de contas do condomínio. Quem não se precaveu desde o começo de 2006 ainda pode parcelar despesas extras para suavizar as mensalidades de novembro e dezembro, mas o melhor mesmo é começar a planejar 2007.
Com o décimo terceiro salário dos empregados do prédio, o pagamento de férias e o dissídio da categoria em outubro -será de 5,5% sobre os salários de outubro de 2005, segundo Hubert Gebara, 69, diretor do Grupo Hubert-, o aumento do condomínio nos últimos três meses do ano "poderá chegar a 15%", dimensiona Angélica Arbex, 29, supervisora de marketing da administradora Lello.
"É melhor diluir as despesas de fim de ano no maior número possível de meses", ensina.
A essa altura, o máximo possível a fazer em relação a 2006 é dividir por quatro o peso extra do orçamento. "O prédio ainda pode fazer arrecadações nos dias 15 de setembro, outubro, novembro e dezembro", enumera Gebara.
Mas, para Arbex, a divisão em quatro fica complicada porque "é preciso marcar assembléia e, até aprovar a ata, já será hora da arrecadação de outubro".
O foco principal, então, passa a ser 2007: "Planejar e começar a orçar gastos maiores, como limpeza de fachada ou impermeabilização", diz. "A antecedência facilita o parcelamento da despesa em mais vezes."

Em 12 parcelas
Ana Paula Pellegrino, 35, diretora da administradora Adbens e de locação da Aabic (associação de administradoras), lembra que uma das propostas a já ser estudada é justamente a divisão das despesas de fim de ano em 12 meses.
"Dos prédios que a Adbens administra, 80% fazem isso", computa. "Também é recomendável uma provisão contra inadimplência", completa.
Ponta do lápis afiada nas contas é o lema de Sergio Rodrigues, 62, síndico de um prédio no Campo Belo (zona sul).
Engenheiro aposentado, ele usa seu conhecimento técnico no gerenciamento do condomínio: desenvolveu um programa só para planejar as despesas.
"Faço a planilha no computador que foi comprado para gerenciar as câmeras do sistema de segurança", conta.
Para Rodrigues, 2007 começou há quase um ano. "Desde outubro de 2005, estudamos a construção de uma sala de ginástica. As obras serão no ano que vem. Não dá para fazer esse tipo de coisa "no joelho'", diz.


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