São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Índice

INTERIORES & EXTERIORES

Jardim de inverno é aconchegante

Greg Sallibian/Folha Imagem
Os diferenciais do jardim estão na cobertura de vidro e no caminho de pedras, forrado com pedriscos bege


LUISA TOLEDO
especial para a Folha

Esse jardim de inverno foi projetado para ser um recanto agradável, que propicie a quem o utiliza um lugar para contemplação e relaxamento.
Para chegar a esse resultado, o local passou por uma reforma que permitiu maior entrada de luz natural. O pé-direito (altura de um andar, medida do piso ao teto) tem quatro metros, e a cobertura é de vidro laminado, sustentada por estrutura metálica.
A vegetação foi escolhida especialmente para criar o clima de aconchego. O bambu Mossó, mesmo sendo uma planta de porte alto, transmite sensação de leveza devido à delicadeza das folhas e ao desenho do tronco, de curva suave.
O elemento água foi usado com destaque porque produz um som agradável, proporciona um contato maior com a natureza e refresca o ambiente. Por isso optei por uma fonte.
As moréias ao longo da parede encantam pela delicadeza e ainda produzem flores amareladas, com manchas marrom e laranja, várias vezes ao ano.
Para dar um perfume especial ao local, foi plantada uma madressilva -trepadeira com flores branco-amareladas que se formam na primavera/verão.
Complementando o recanto, plantei um bálsamo em um vaso de terracota. O bálsamo é uma planta suculenta, com folhas carnosas, viçosas e um verde muito intenso, que cria um contraste de cor e forma.
Como o espaço foi feito para contemplação e relaxamento, não poderia faltar um aconchegante banco, nesse caso de madeira.
O chão é coberto por pedriscos bege, e o caminho de pedras foi feito com pedra madeira bruta. Os tocheiros -que tornam o elemento fogo presente- podem ser utilizados em noites especiais.

Luisa Toledo é paisagista


Texto Anterior: Opções vão de portas com aço a sensores sem fio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.