São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO DISTRITO

Brás troca a indústria pelo comércio

da Reportagem Local

Ao lado do centro da cidade, o distrito do Brás é hoje conhecido pelo comércio de produtos populares, que abastece sacoleiras de várias regiões.
O local, no entanto, já foi reduto das indústrias. As construções antigas e grandes galpões são lembranças desse período.
A origem do nome Brás pode ser associada ao chacareiro José Brás, que, no século 17, quando a cidade ainda era praticamente formada por áreas rurais, construiu a igreja Bom Jesus de Matosinhos.
Em 1818, com a criação da Freguesia do Brás, a capela tornou-se a matriz de José Brás, e o bairro ficou com o nome do chacareiro.
Há ainda uma corrente de historiadores que diz que Brasílico de Aguiar Castro, filho caçula da marquesa de Santos, apelidado de Brás, viveu na região e teria emprestado o seu nome ao local.
O Brás tornou-se reduto de imigrantes italianos no século 18. A linha de bonde chegou em 1903, pelo caminho da Penha, a atual avenida Rangel Pestana.
Foi no início do século também que a região ganhou fábricas, oficinas, hotéis e teatros.
E o que havia sido uma região de chácaras tornou-se um bairro industrial.


Texto Anterior: Lançamento: Cyrela volta a investir em imóveis residenciais
Próximo Texto: Designer tem casa e ateliê em casarão estilo art déco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.