São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indícios de ausência dos donos devem ser apagados

Medidas como não fazer alarde ao carregar o carro despistam ladrões

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A principal dica para afugentar os ladrões da casa em férias é simular a presença dos proprietários. As estratégias para criar a ilusão de imóvel ocupado já se verificam nos momentos que antecedem a partida.
"Tente carregar o carro [com malas e outros itens] dentro da garagem, para não chamar a atenção em frente à casa", orienta a tenente Cibele Marsolla, 35, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
"E evite comentar que vai sair de viagem com os vizinhos e em estabelecimentos comerciais frequentados normalmente nas imediações."
Outra recomendação é suspender a entrega de revistas e jornais e instalar uma caixa para a correspondência.
"Desligue campainha e interfone para criar dúvida [quem acioná-los não os ouvirá e não saberá se estão funcionando] e não deixe cadeados aparentes", acrescenta a tenente.
Quem quiser incrementar o disfarce poderá instalar lâmpadas do tipo fotocélula em pontos como a varanda. Elas se acendem com a escuridão da noite e se apagam com a claridade do dia. Sensores de presença no muro ou na fachada, próximos do portão ou da porta de entrada, acenderão luzes quando alguém se aproximar, inibindo ações criminosas.
Outra preocupação é com eventuais variações no abastecimento de energia elétrica, que podem causar curtos-circuitos, queimar aparelhos e até provocar um incêndio.
"Eletroeletrônicos e eletrodomésticos, exceto a geladeira, devem ficar fora da tomada", frisa Marsolla.

Chave com o vizinho
Em condomínios, deixar a chave do apartamento na portaria não é recomendado, pela quantidade de pessoas que podem ter acesso ao local, diz Waldomiro Milanesi, delegado titular da Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado).
"O ideal é que ela esteja com um parente ou um vizinho de extrema confiança", ensina.
Essa pessoa ainda vai precisar de uma autorização, que deve ser deixada com o zelador, para entrar no edifício para regar plantas, cuidar dos animais ou fazer uma faxina.
O mesmo vale para os empregados da floricultura contratada para prestar atendimento em domicílio.
A outra dica do delegado é não determinar o dia da volta e, toda vez que puder, contatar a portaria para checar se está tudo em ordem.
Reforçar a porta com duas fechaduras e instalar trancas no lado interno das janelas dificultam arrombamentos. "Sistemas de câmeras monitoradas pela internet e alarme na porta ajudam na segurança do imóvel", afirma Milanesi. (RM)


SERVIÇO

Bonsai Kai Plantas e Complementos (hospedagem e manutenção em domicílio):
0/xx/11/5546-0620
www.bonsaikai.com.br
DJ Jardinagem (restauração e manutenção de jardins):
0/xx/11/5895-6874
Hospital de Plantas (atende em domicílio): 0/xx/11/3062-7254
www.hospitaldeplantas.com.br
Paisagismo Morumbi (manutenção, poda e rega de jardins e vasos): 0/xx/11/9145-9261
0/xx/11/3721-9335; www.jardinsmorumbi.blogspot.com


Texto Anterior: Longe de casa
Próximo Texto: Acomodações e serviços pesam na escolha da hospedaria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.