São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO
Edifício é marco na av. Paulista
Conjunto Nacional, 40, quer revitalização

free-lance para a Folha

O Conjunto Nacional, na avenida Paulista, um dos locais mais conhecidos de São Paulo, chega à "idade do lobo" preocupado em recuperar a imagem de ponto cultural e comercial da cidade.
Para comemorar seus 40 anos, o prédio está passando por algumas reformulações.
O primeiro dos eventos comemorativos aconteceu na última quinta-feira, dia 19, com a reinauguração do terraço que serve de cobertura para a galeria, batizado de "Garden Place".
Para 1998, está previsto o lançamento do livro "Conjunto Nacional - A Conquista da Paulista", do jornalista Angelo Iooca, que relaciona os 40 anos do prédio à evolução da própria avenida.
Ocupando um quarteirão inteiro entre a avenida Paulista, alameda Santos e ruas Augusta e padre João Manoel, o Conjunto Nacional, idealizado pelo empresário de hotelaria José Tjurs (1901-1978), tem 120 mil m2 de área construída, 12 mil m2 de jardim e 14,6 mil m2 de terreno.
Projetado pelo arquiteto David Libeskind, o edifício foi construído em duas lâminas -uma horizontal (com praça e mezanino, a primeira destinada ao centro de compras) e outra vertical (com três prédios de 25 andares, dois comerciais e um residencial).
O objetivo inicial de Tjurs era fazer no local um apart-hotel, com um centro comercial interno.
O processo de revitalização do condomínio começou em 1984, quando os condôminos decidiram reagir ao estado de abandono em que se encontrava o edifício desde o final da década de 70.
Uma das primeiras medidas foi a recuperação das calçadas internas e externas, pelas quais circulam diariamente 35 mil pessoas.
"Quando assumi a administração, em 84, tinha como missão revitalizar o Conjunto Nacional", afirma Vilma Peramezza, síndica do condomínio.
Ela conta que, para manter o edifício em funcionamento, a administração gasta mensalmente cerca de R$ 100 mil em manutenção.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.